25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil do Acre visita Núcleo de Observação e Análise Digital em São Paulo

Publicado em 12/02/2026

Na última quarta-feira, 11, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do delegado e diretor de Inteligência, Nilton Boscaro, realizou uma visita técnica ao Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP).

O Noad foi criado em 28 de novembro de 2024 com a finalidade de identificar e monitorar, em redes sociais, aplicativos e outros ambientes da internet, atividades relacionadas ao crime organizado, bem como ações de grupos e indivíduos que cometam ou incentivem infrações penais contra crianças e adolescentes. O núcleo também atua no acompanhamento de possíveis atos de violência ou intolerância premeditados em ambientes educacionais, instituições públicas e locais com grande concentração de pessoas, sejam eles públicos ou privados.

No Acre, a Polícia Civil já desenvolve trabalho semelhante por meio do Núcleo Especializado de Apoio a Investigações de Crimes Cibernéticos (Neciber), subordinado ao Departamento de Inteligência (DI/AC), instituído em 7 de dezembro de 2021. A unidade é responsável por ações estratégicas de monitoramento e investigação no ambiente digital e já obteve resultados relevantes, como a desarticulação de movimentos relacionados a ameaças contra ambientes estudantis em abril de 2023.

Embora o Noad preveja, em sua concepção, a atuação de outras instituições policiais, por se tratar de funções eminentemente ligadas à investigação criminal, nas quais a legislação confere ao delegado de polícia o poder de requisição, apenas policiais civis atuam diretamente no núcleo. A medida visa evitar o uso indevido de acessos sensíveis a dados.

Em situações de necessidade emergencial e dentro de um modelo de cooperação interinstitucional, o Noad pode acionar a unidade competente da Polícia Militar, com o objetivo de impedir de forma imediata qualquer pretensão criminosa e evitar consequências mais graves.

Para o delegado Nilton Boscaro, a visita foi uma oportunidade estratégica de fortalecimento institucional. “A visita ao Noad foi importante para conhecer o seu funcionamento, os policiais responsáveis por executar as funções, os acionamentos operacionais em trabalho cooperativo e, principalmente, para trocar experiências”, destacou o diretor de Inteligência da PCAC.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MP apura denúncia de dano ao patrimônio histórico em obra da prefeitura na Praça da Revolução

Jamile Romano

Governadora em exercício Mailza acompanha obras de duplicação da rodovia AC-405 em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

MPAC firma parceria com Jusbrasil para ampliar acesso à informação jurídica

Jamile Romano

Acre e representantes da Unesco alinham ações para implementação do Programa de Resiliência Socioambiental

Marcio Nunes

Mais de 200 mulheres já receberam atendimento especializado na carreta do Agora Tem Especialistas

Raimundo Souza

Saúde do Acre leva vacinação a comunidades de difícil acesso com nova etapa da Operação Gota

Marcio Nunes