25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Vice-governadora Mailza Assis recebe comitiva da Federação da Rússia em visita institucional ao Acre

Publicado em 06/02/2026

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, deu as boas-vindas, nesta sexta-feira, 6, à comitiva da Federação da Rússia durante visita institucional realizada em Rio Branco. O encontro reuniu secretários de Estado e empresários do agronegócio, com o objetivo de apresentar o Acre como um destino competitivo e sustentável para investimentos.

Na ocasião, foram destacados os incentivos fiscais oferecidos pelo Estado, a infraestrutura disponível, a segurança jurídica e a posição logística estratégica do Acre, fatores considerados fundamentais para atrair novos negócios e fortalecer parcerias internacionais.

Ao recepcionar os visitantes, a vice-governadora ressaltou a importância do diálogo e da cooperação. “Agradecemos pela visita e pela abertura de negócios para o nosso Estado. Espero que tenham uma boa estadia e saibam que estamos dispostos a colaborar”, afirmou Mailza Assis.

Vice-governadora recebeu os representantes da Comissão na sala de reuniões da Casa Civil estadual. Foto: Neto Lucena/Secom

A visita da comitiva russa é um desdobramento de uma missão oficial realizada por representantes do governo do Acre à Rússia, em novembro de 2025. Na ocasião, foram estabelecidos contatos institucionais e identificadas oportunidades concretas de cooperação econômica e tecnológica entre as partes.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil–Rússia no Brasil, Gilberto Corrêa Ferreira destacou o papel estratégico do Acre nessa aproximação. “Viemos para o Acre como uma ponte de união entre a região e a Rússia, com as melhores expectativas. Agradecemos a recepção e estamos muito otimistas com essa parceria”, disse. Ele ressaltou ainda o grande fluxo de importação de fertilizantes orgânicos pelo Brasil e afirmou que, com 37 anos de experiência em parcerias com a Rússia, pretende trabalhar para aproximar esse fluxo do estado acreano.

Gilberto Ferreira destacou a importância da vinda dos representantes da Rússia para crescimento mútuo entre o Acre e o país europeu. Foto: Neto Lucena/Secom

Em sua primeira visita ao Brasil, Sergey Pasetchnik, vice-presidente da Associação de Fertilizantes Orgânicos da Rússia, classificou o encontro como um marco inicial. “Esse é um primeiro passo. Temos um olhar humano pelo Brasil. Falamos de negócios, mas também de conexões humanas entre nações, fortalecendo a confiança e os acordos firmados”, afirmou. Segundo ele, o Brasil tem papel estratégico na produção agrícola mundial, e a cooperação tecnológica pode contribuir para o melhoramento dos solos e o aumento da produtividade de forma sustentável.

No fim da reunião, Mailza foi presentada com um símbolo russo de felicidade. Foto: Neto Lucena/Secom

A agenda reforça o posicionamento do Acre como ator relevante na internacionalização subnacional do Brasil, especialmente nos setores de bioeconomia, agronegócio, logística, sustentabilidade, turismo e inovação, alinhando desenvolvimento econômico à preservação ambiental.

[Agência de Notícias]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC e MPF recomendam implementação da Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena no Acre

Jamile Romano

Com obras em curso e novas parcerias, Acre projeta entrega de mais de 2,2 mil unidades habitacionais até 2026

Marcio Nunes

Saneacre conclui primeira fase das obras de recuperação da barragem do Bujari

Marcio Nunes

MPF revela frigoríficos da Amazônia que compram carne de origem legal

Jamile Romano

Prefeito empossa novo Procurador do Município visando fortalecer a gestão pública

Marcio Nunes

“Uma festa maravilhosa”, diz Bocalom durante homenagem às mães no Cras Sobral

Marcio Nunes