31.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Programa federal inclui Acre em estratégia de integração com países sul-americanos e o Pacífico

Publicado em 04/02/2026


O Acre passou a integrar um programa federal voltado ao fortalecimento da conexão do Brasil com países da América do Sul e com o Oceano Pacífico. A inclusão ocorre por meio do Programa Rotas de Integração Sul-Americana, instituído por portaria publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (3).

A iniciativa tem como foco o planejamento e a articulação de ações integradas em áreas como transporte, infraestrutura digital, energia, meio ambiente e cultura, com o objetivo de ampliar a circulação de pessoas e mercadorias e impulsionar o desenvolvimento das regiões de fronteira.

Dentro do programa, o Acre faz parte, de forma integral, da Rota Quadrante Rondon, um dos cinco eixos estruturantes definidos pelo governo federal. O corredor é multimodal e reúne diferentes meios de integração, incluindo rodovias, hidrovias, sistemas energéticos e de comunicação. Além do território acreano, o trajeto envolve Rondônia e áreas do Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conectando o Brasil ao Peru, à Bolívia e ao norte do Chile, com acesso a portos no Pacífico.

A participação do Acre no eixo reconhece a importância estratégica do estado como elo logístico entre o Brasil e os países vizinhos. A expectativa é de redução nos custos de transporte, ampliação do comércio regional e fortalecimento da economia nas áreas de fronteira.

A coordenação do programa ficará sob responsabilidade do Ministério do Planejamento e Orçamento, que deverá atuar em parceria com estados e municípios. Embora a portaria não preveja, neste momento, a liberação imediata de recursos, o acompanhamento de projetos ligados às rotas poderá resultar na inclusão de investimentos em planejamentos orçamentários futuros.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com voto de Moraes, STF retoma nesta terça julgamento de Bolsonaro

Redacao

Maioria das empresas está despreparada para receber pessoa deficiente

Raimundo Souza

Revogação da Magnitsky reforça racha na direita e isola Eduardo Bolsonaro

Raimundo Souza

Evento promovido pelo governo do Acre impulsiona o ecossistema local de inovação e abre caminho para novos investimentos e geração de empregos

Raimundo Souza

Na segunda noite da Expoacre, governador concede entrevistas e fala de obras, economia e projeções

Raimundo Souza

TV Rio Branco no Headscon 2025: Rio Branco se Consolida como Polo da Economia Criativa e Desenvolvimento de Games na Amazônia

Raimundo Souza