26.4 C
Rio Branco
quinta-feira, 30 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre abre chamamento para projeto audiovisual voltado a jovens da rede pública

Publicado em 28/01/2026

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), lançou nesta quarta-feira, 28, o Edital de Chamamento Público nº 001/2026 para seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela execução de um projeto de desenvolvimento criativo e audiovisual destinado a estudantes da rede pública estadual.

A iniciativa contará com investimento de R$ 1,9 milhão e tem como objetivo estimular a criatividade, o protagonismo juvenil e a inclusão social, utilizando a linguagem audiovisual como ferramenta educativa e de formação cidadã.

O projeto prevê a capacitação dos estudantes em habilidades técnicas e criativas, como operação de câmeras, produção de conteúdo e edição de vídeos, possibilitando que os jovens se tornem produtores de suas próprias narrativas e desenvolvam competências alinhadas ao mercado de trabalho da economia criativa.

Além da formação técnica, o edital destaca a valorização da diversidade, da igualdade de gênero e da equidade racial, incentivando a participação de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança nas organizações selecionadas.

O chamamento segue as normas da legislação federal e estadual que regulamentam parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil, incluindo a Lei nº 13.019/2014 e o Decreto Estadual nº 11.238/2023. As OSCs interessadas poderão enviar suas propostas até o dia 4 de março de 2026.

O resultado preliminar da seleção será divulgado em 10 de março, com prazo para interposição de recursos nos dias 11 e 12. A homologação final está prevista para 18 de março. A OSC escolhida executará o projeto por meio de Termo de Fomento ou Termo de Colaboração, com acompanhamento e avaliação da SEE.

De acordo com o edital, a proposta vencedora deverá priorizar a educação integral, o protagonismo juvenil e a inclusão produtiva, em consonância com as metas da Agenda 2030 da ONU, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que trata da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Programa Boa Noite Rio Branco de 21/01: José Alex celebra 30 anos do programa “X da Questão” e relembra trajetória política e social no Acre

Raimundo Souza

Apoio do Sebrae fortalece produção de cafés especiais e garante destaque a produtores no Qualicafé 2025

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco e Polícia Federal assinam primeiro acordo de cooperação do Brasil

Marcio Nunes

Governo divulga resultados de etapas do concurso da Educação

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza ação de restauração no entorno da nascente do Horto Florestal

Marcio Nunes

Veja o momento do “sim” no casamento de Kellen e Tião Bocalom

Raimundo Souza