24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 20 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Artigos do Narciso

Ele evita dizer não.

Publicado em 20/01/2026

Para que o governador Gladson Cameli responda “sim” sequer é preciso que se ponha uma faca no seu pescoço.

Não raramente, os nossos políticos caem em descrédito e isto por não terem dado cumprimentos aos seus “sins”, sobretudo, no curso de seus mandatos. E responder “não” no curso de suas campanhas eleitorais é tudo que os nossos candidatos buscam evitar.

Responder “sim” para o governador Gladson Cameli tem sido uma constante, ainda que o mesmo, muito dificilmente, possa se materializar. Mas mesmo assim, o seu prestígio e confiabilidade continuam bastante elevados, ainda que seus “sins”, não tenham sido resgatados. E qual o segredo? Há quem afirme que seja o seu inigualável carisma.

Eu, particularmente, não saberia responder o que fez dele, Gladson Cameli, politicamente, a nossa maior liderança eleitoral, justamente num período em que a nossa classe política encontra-se tão desacreditada.

Às vésperas de concluir seus 8 anos a frente do governo do nosso Estado e com sua gestão, nos quesitos bom e ótimo bastante elevada, isto o  torna favorito para ocupar uma das duas vagas do senado que serão disputa ainda este ano. Para ele, nada poderia ser mais confortável. Mais ainda: os concorrentes que buscam concorrer a 2ª vaga do senado estão buscando pegar carona no seu vasto prestígio eleitoral.

A propósito, a disputa pelas duas vagas do senado que estarão em disputa, e em se confirmando as previsões, apenas uma, já a outra, como se diz no linguajar político já tem dono, restará para a meia dúzia de candidatos que buscará a 2ª vaga, antes de tudo, sérias preocupações com a matemática eleitoral, isto porque, para além dos candidatos Márcio Bittar e Sérgio Petecão que concorrerem as suas reeleições, duas ex-deputadas federais, Mara Rocha e Jéssica Sales serão candidatas e para o ex-governador e ex-senador Jorge Viana, a fragmentação das candidaturas rotuladas de direita e bolsonarista, nada melhor.

Em relação à disputa pelo governo do nosso Estado, ao que tudo nos faz a crer, a disputa se dará em 2º turno, até porque, a possibilidade de um dos candidatos se sagrar vitorioso já no 1º turno, praticamente, não existe, quanto a vitória final, muito vai depender do candidato que compuser a melhor aliança com os parlamentares, recém eleitos.

Em recebendo o apoio do já senador Gladson Cemeli e estando exercendo a governadoria do nosso Estado, a então candidata Mailza Assis coloca-se na condição de favorita e ao senador Alan Rick e ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalon, restará saber, qual dos dois, irá embarcar para a tediosa Manicapuru. Em relação ao candidato Thor Dantas, a exemplo do que acontece nos concursos de miss decerto ele terá feito por merecer o diploma de candidato simpatia.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Direito absoluto

Jamile Romano

Moeda universal

Narciso Mendes

Inadmissível

Jamile Romano

Saudosas lembranças

Jamile Romano

Exemplo

Jamile Romano

Dúvidas, não mais restam

Jamile Romano