29.3 C
Rio Branco
domingo, 18 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Nível do Rio Acre atinge 14,55 metros e Rio Branco mantém estado de emergência

Publicado em 18/01/2026

(Foto: Val Fernandes/Secom)

O monitoramento da Defesa Civil de Rio Branco, atualizado ao meio-dia deste domingo (18), confirma que o Rio Acre alcançou a marca de 14,55 metros. O município permanece em estado de emergência, com mais de 2,2 mil pessoas impactadas pela cheia e equipes municipais operando em regime de plantão ininterrupto para assistência às vítimas.

Panorama das famílias afetadas e abrigos

Até o momento, o levantamento oficial contabiliza 631 famílias atingidas em 27 bairros da capital. O suporte habitacional está organizado da seguinte forma:

  • Parque Wildy Viana: Abriga atualmente 15 pessoas (seis famílias) e três animais domésticos.

  • Escola Leôncio de Carvalho: Recebeu sete famílias indígenas removidas preventivamente.

  • Desalojados: Outras quatro famílias (11 pessoas) deixaram suas residências e estão em casas de parentes ou amigos.

Os pontos de maior criticidade urbana concentram-se nos bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base e Ayrton Senna, onde as ações de resposta foram intensificadas.

Impacto na zona rural e monitoramento

A elevação das águas também castiga o interior do município. Nas comunidades Panorama, Belo Jardim, Liberdade, Catuaba e Vista Alegre, cerca de 1.000 pessoas (250 famílias) sofrem impactos diretos. Ao todo, a Defesa Civil mantém vigilância constante sobre 15 localidades rurais.

Segurança elétrica e prevenção

Em uma ação conjunta com a concessionária Energisa, técnicos realizam vistorias em 12 bairros para mitigar riscos elétricos. O protocolo prevê a interrupção preventiva do fornecimento de energia em áreas onde a proximidade da água com a rede elétrica represente perigo iminente aos moradores.

A Defesa Civil reitera a importância de que a população das áreas de risco siga rigorosamente as orientações de segurança. Em situações de urgência, o acionamento deve ser feito pelo telefone 193.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

CPI do Crime ouve direção da PF e promotor que atua contra PCC

Kevin Souza

Governo do Acre reforça segurança pública com entrega de veículos, equipamentos e capacitação de agentes

Marcio Nunes

Congresso faz ofensiva para ampliar verbas políticas bilionárias em ano eleitoral

Jamile Romano

Vai começar a festa: Governo do Acre e Sebrae lançam oficialmente a Expoacre 2024

Marcio Nunes

Sebrae proporciona a exposição e venda de produtos de empreendedores acreanos na COP30

Redacao

Calendário de feriados e pontos facultativos em 2025 no Acre é divulgado; confira

Jamile Romano