29.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo Federal reconhece situação de emergência em cinco municípios do Acre

Publicado em 14/01/2026

O Governo Federal reconheceu, nesta quarta-feira, 14, a situação de emergência em cinco municípios do Acre afetados por cheias dos rios. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 83, de 12 de janeiro de 2026, assinada pelo secretário nacional substituto de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Farias Falcão.

O reconhecimento federal considera as inundações classificadas pelo código COBRADE 1.2.1.0.0 e tem como base os decretos estaduais nº 11.812, de 29 de dezembro de 2025, e nº 11.817, de 31 de dezembro do mesmo ano, além de informações técnicas constantes no processo nº 59051.046091/2026-14.

Os municípios contemplados pela medida são Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus e Tarauacá, todos impactados pelos efeitos das cheias registradas no fim de 2025.

Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras passam a estar habilitadas a solicitar recursos da União para ações de resposta e assistência humanitária. Entre as medidas previstas estão a compra de cestas básicas, fornecimento de água potável, kits de higiene e apoio à recuperação de áreas e serviços públicos atingidos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eleições: PSB anuncia Jenilson Leite como candidato a prefeito de Rio Branco

Jamile Romano

Com 14 anos de história, Maternidade de Cruzeiro do Sul é referência no interior do Acre

Raimundo Souza

Acre tem tempo instável e chuvas no segundo dia de 2025, diz Censipam

Jamile Romano

Roberto Duarte desafia Gladson Cameli a zerar ICMS sobre alimentos essenciais no Acre

Marcio Nunes

Município e Estado firmam parceria para readequação de projeto do bairro Cidade do Povo

Marcio Nunes

Solenidade da Polícia Militar em Xapuri celebra formatura de projeto social, lançamento de programa rural e entrega de equipamento de comunicação via satélite

Raimundo Souza