Publicado em 13/01/2026
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta indicando risco moderado para a ocorrência de eventos hidrológicos no Acre nesta terça-feira (13). A condição é consequência da previsão de chuvas entre moderadas e fortes ao longo do dia em diversas regiões do estado.
Segundo o boletim divulgado nas primeiras horas da manhã, há possibilidade de inundação gradual em áreas ribeirinhas, causada pelo transbordamento de rios e igarapés. O alerta também inclui risco de enxurradas em áreas urbanas, alagamentos em pontos baixos e extravasamento de córregos de menor porte.
As regiões que demandam maior atenção são as Regiões Geográficas Intermediárias de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Nessas localidades, o volume de chuva previsto pode afetar tanto áreas urbanizadas quanto comunidades situadas próximas a cursos d’água.
O Cemaden recomenda atenção redobrada da população que vive em áreas de risco, especialmente em locais historicamente afetados por alagamentos e inundações.

