23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Decreto do governo do Acre autoriza uso do FGTS em crédito consignado

Publicado em 08/01/2026

O Governo do Acre publicou nesta quinta-feira, 8, o Decreto nº 11.819, que altera dispositivos do Decreto nº 6.398/2020, responsável por regulamentar as consignações facultativas em operações de crédito no âmbito da administração pública estadual. A medida é assinada pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) e foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Entre as principais mudanças, o novo decreto passa a autorizar a utilização do saldo da conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como possibilidade nas operações de crédito consignado, quando aplicável. A norma prevê ainda que as contratações poderão ser realizadas por meio de sistemas ou plataformas digitais mantidas por agentes operadores públicos, sem prejuízo do uso dos canais próprios das instituições financeiras consignatárias.

O texto também estabelece que, aos empregados públicos do Poder Executivo estadual, aplica-se, no que couber, o disposto na Lei Federal nº 10.820/2003, que trata da autorização para descontos de prestações em folha de pagamento, bem como seus respectivos regulamentos.

Além disso, o decreto autoriza a Secretaria de Estado de Administração (Sead) a editar normas complementares necessárias para a execução das novas regras, assegurando a operacionalização e a fiscalização das consignações facultativas no âmbito do governo estadual.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça Federal proíbe remoções forçadas de pessoas em situação de rua em Belém

Redacao

Eleições na Alemanha: conservadores vencem, mas precisam de alianças para governar

Raimundo Souza

Ventos a cima de 80 quilômetros por hora atingiram a capital Rio Branco neste domingo, segundo Friale

Jamile Romano

Secretaria da Mulher lança campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero com agendas em todo o estado

Jamile Romano

Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies a partir de novembro

Jamile Romano

Estado leva Caravana de Cadastramento de Artesãos para Brasileia a partir desta quinta

Kevin Souza