23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Decreto do governo do Acre autoriza uso do FGTS em crédito consignado

Publicado em 08/01/2026

O Governo do Acre publicou nesta quinta-feira, 8, o Decreto nº 11.819, que altera dispositivos do Decreto nº 6.398/2020, responsável por regulamentar as consignações facultativas em operações de crédito no âmbito da administração pública estadual. A medida é assinada pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) e foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Entre as principais mudanças, o novo decreto passa a autorizar a utilização do saldo da conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como possibilidade nas operações de crédito consignado, quando aplicável. A norma prevê ainda que as contratações poderão ser realizadas por meio de sistemas ou plataformas digitais mantidas por agentes operadores públicos, sem prejuízo do uso dos canais próprios das instituições financeiras consignatárias.

O texto também estabelece que, aos empregados públicos do Poder Executivo estadual, aplica-se, no que couber, o disposto na Lei Federal nº 10.820/2003, que trata da autorização para descontos de prestações em folha de pagamento, bem como seus respectivos regulamentos.

Além disso, o decreto autoriza a Secretaria de Estado de Administração (Sead) a editar normas complementares necessárias para a execução das novas regras, assegurando a operacionalização e a fiscalização das consignações facultativas no âmbito do governo estadual.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ageac promove atividade educativa sobre água e saneamento em escola da capital

Marcio Nunes

APA do Amapá, um potencial turístico e gastronômico do Acre

Raimundo Souza

Guitarrista fundador da banda Kiss, Ace Frehley morre aos 74 anos

Redacao

Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em roubo com arrombamento de cofres, dois são presos

Redacao

Centro de Rio Branco tem mudanças no trânsito durante o Festival da Macaxeira; confira

Marcio Nunes

Governador avalia o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal: “O discurso diminuiu e a prática aumentou”

Marcio Nunes