29.3 C
Rio Branco
sábado, 27 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Uncategorized

Prefeito de Rio Branco visita famílias em abrigo e acompanha preparação do Parque de Exposições

Publicado em 27/12/2025

Gestão municipal mobiliza secretarias para garantir acolhimento, assistência e resposta rápida às famílias atingidas pelas fortes chuvas em Rio Branco

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (27), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve acompanhando de perto as ações de atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingem a capital. Ao lado dos secretários municipais de Saúde, Renana Biths; Comunicação, Ailton Oliveira; Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz; Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira; além do coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, o prefeito visitou o abrigo montado pela Prefeitura na Escola Álvaro Rocha, no bairro Conquista.

Visita familias em abrigo e acompanha preparacao do Parque de Exposicoes 8
O prefeito Tião Bocalom destacou que a Prefeitura colocou toda a sua estrutura à disposição da população desde as primeiras horas da intensificação das chuvas. (Foto: Val Fernandes/Secom)

No local, o gestor conversou com as famílias acolhidas, acompanhou de perto o trabalho das equipes municipais e verificou as condições de atendimento oferecidas às dez famílias, totalizando 36 pessoas, que precisaram deixar suas casas em razão do transbordamento de igarapés.

O prefeito Tião Bocalom destacou que a Prefeitura colocou toda a sua estrutura à disposição da população desde as primeiras horas da intensificação das chuvas, adotando medidas preventivas e emergenciais para reduzir os impactos.

Visita familias em abrigo e acompanha preparacao do Parque de Exposicoes 12
A Prefeitura de Rio Branco segue em estado de alerta, com monitoramento permanente das áreas de risco, e mantém todas as equipes de prontidão para dar resposta rápida e eficiente à população. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Ontem nós já percebemos que a situação estava se agravando, com muita chuva, e começamos imediatamente a tomar providências. A Defesa Civil reuniu os secretários, organizamos caminhões para retirar as famílias das áreas atingidas, e esse trabalho seguiu até duas horas da manhã. Hoje, logo cedo, fizemos uma nova reunião com todos os secretários e decidimos abrir o Parque de Exposições, porque o Rio Acre já estava chegando à cota de transbordamento. Em apenas 17 horas, choveu o equivalente a cerca de 15 dias aqui em Rio Branco, e quando ocorre um volume tão grande de chuva, os igarapés e a drenagem não conseguem dar vazão.” Enaltece Bocalom
Como medida emergencial, a Prefeitura de Rio Branco mobilizou todas as secretarias da gestão municipal para atuar de forma integrada, garantindo acolhimento humanizado, assistência social, atendimento em saúde, segurança e apoio logístico às famílias atingidas.

Enxurrada do igarape Batista VF 27
O secretário municipal de Saúde, Renan Biths, ressaltou que o volume de chuvas registrado foi atípico e exigiu a mobilização imediata da rede municipal de saúde, com foco na prevenção de doenças e no atendimento às famílias acolhidas. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário municipal de Saúde, Renan Biths, ressaltou que o volume de chuvas registrado foi atípico e exigiu a mobilização imediata da rede municipal de saúde, com foco na prevenção de doenças e no atendimento às famílias acolhidas.

“A Secretaria de Saúde está totalmente mobilizada, com equipes da Vigilância acompanhando os abrigos e as áreas atingidas, levando orientação e garantindo toda a estrutura necessária para evitar doenças. Aqui no Parque de Exposições, já estamos planejando a implantação de uma unidade de saúde para atendimento da população, se necessário.” Explica Biths.

Visita familias em abrigo e acompanha preparacao do Parque de Exposicoes 11
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, reforçou que o acolhimento às famílias está sendo feito de forma integral, com atenção especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, reforçou que o acolhimento às famílias está sendo feito de forma integral, com atenção especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

“Podemos garantir que todas as pessoas atingidas estão sendo atendidas, principalmente aquelas que não têm para onde ir. É o caso das dez famílias que estão agora no abrigo Álvaro Rocha. Elas recebem atendimento psicológico, social e de saúde. O programa Criança Feliz também está presente, realizando atividades com as crianças. Vamos oferecer todo o apoio humanizado que essas famílias merecem até que esse período de chuvas e enxurradas passe.” Destaca João Marcos.

Visita familias em abrigo e acompanha preparacao do Parque de Exposicoes 14
O Parque de Rxposições está sendo sendo estruturado de forma preventiva para servir como abrigo, caso seja necessário transferir as famílias diante da elevação do nível do Rio Acre. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Após a visita ao abrigo, o prefeito Tião Bocalom e a equipe seguiram para o Parque de Exposições Wildy Viana, onde acompanharam os trabalhos iniciais de preparação do espaço, que está sendo estruturado de forma preventiva para servir como abrigo, caso seja necessário transferir as famílias diante da elevação do nível do Rio Acre.

A Prefeitura de Rio Branco segue em estado de alerta, com monitoramento permanente das áreas de risco, e mantém todas as equipes de prontidão para dar resposta rápida e eficiente à população.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Morre pai do ministro Alexandre de Moraes, Léon Lima de Moraes

Jamile Romano

No interior : em 72 horas, duas crianças morrem vítimas de síndrome respiratória

Jamile Romano

Brasil tem capacidade para enfrentar futuras pandemias, diz ministra

Jamile Romano

IMC promove agenda de diálogo entre membros da governança do Sisa e representantes do Reino Unido e da Alemanha

Raimundo Souza

Gladson nomeia Fabio Rueda como chefe da Representação do Governo em Brasília

Jamile Romano

Juntos pelo Acre vai até Ramal Vai se Ver, na Transacreana, e leva diversos serviços a mais de oito comunidades

Marcio Nunes