25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Curso de Piloto de Vant qualifica profissionais após sete semanas de formação intensiva

Publicado em 15/12/2025

Com foco na qualificação técnica e operacional, foi finalizado na última sexta-feira, 12, o Curso de Piloto de Vant, uma formação voltada à preparação de profissionais para atuação na aviação remotamente pilotada. A capacitação teve início em 27 de outubro e foi desenvolvida ao longo de sete semanas, reunindo atividades teóricas e práticas.

Formação dos alunos no curso de operador de Vant. Foto: cedida

A formação está enquadrada na RBAC 094, que regulamenta a categoria de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada Categoria 3, e contempla três qualificações: Piloto de Vant, Operador de Carga Útil e Técnico Operacional.

Durante a fase teórica, os participantes receberam instruções em disciplinas fundamentais da aviação, como segurança de voo, meteorologia, planejamento de missão e planejamento de voo, além de noções de softwares operacionais. O conteúdo também incluiu áreas técnicas específicas da aeronave, como manutenção de motores, manutenção de célula (estrutura da aeronave) e noções de aviônicos, unindo teoria e prática ao longo do processo de aprendizagem.

Os participantes receberam instruções em disciplinas fundamentais da aviação. Foto: cedida

Segundo o 2º Tenente da Polícia Militar, Adalio Ponte de Souza, o curso ofereceu uma formação ampla e alinhada às exigências da aviação remota. “A capacitação teve duração de sete semanas, divididas entre teoria e prática. Na parte teórica, trabalhamos disciplinas essenciais da aviação e, na etapa final, o foco foi totalmente prático, com a formação do piloto remoto, operador de carga útil e técnico operacional, conforme a grade do curso”, explicou.

Na etapa prática, os alunos foram avaliados de forma contínua, realizando em média seis a sete voos, incluindo operações noturnas, conforme previsto na grade curricular. As atividades envolveram exercícios de pilotagem remota e execução de missões planejadas. Mesmo diante de desafios meteorológicos, como períodos de chuva na cidade de São José dos Campos, o cronograma foi mantido.

Os alunos passaram por avaliações realizando em média seis a sete voos, incluindo operações noturnas, conforme previsto na grade curricular. Foto: cedida

Ao final do curso, todos os participantes concluíram com êxito tanto a parte teórica quanto a prática, recebendo a certificação oficial na sexta-feira, 12. A formação foi considerada altamente proveitosa, fortalecendo a qualificação técnica e operacional dos profissionais para atuação na aviação remotamente pilotada.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo comemora 48% de crescimento na educação profissionalizante ofertada pelo Ieptec

Marcio Nunes

Governo exonera aliados de deputados que votaram contra MP do aumento de impostos

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza oficina de origami e palestra sobre saúde e meio ambiente na OCA

Marcio Nunes

Presença de Eduardo Bolsonaro causa desconforto em missão empresarial da CNI nos EUA

Kevin Souza

Estado colabora com estudo econômico que vai avaliar perspectivas e desafios de empresários e consumidores para 2025

Jamile Romano

O crescimento da dengue, faz a Prefeitura de Rio Branco estender o horário de funcionamento das Uraps até as 22h; confira quais unidades estão funcionando

Raimundo Souza