22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Pacheco defende regulação das redes para evitar “captura de mentes”

Publicado em 08/04/2024

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta segunda-feira (8), que a regulamentação das redes sociais é “fundamental” para evitar a “captura de mentes”.

A declaração do presidente do Senado vem na esteira da repercussão das críticas feitas pelo CEO do X (ex-Twitter), o empresário sul-africano Elon Musk, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sobre os bloqueios de contas da rede sociais determinadas pela Justiça brasileira.

O bilionário chegou a ameaçar descumprir as ordens judiciais impostas por Moraes nos últimos anos e reativar contas bloqueadas por disseminação de fake news, ataques às instituições democráticas e propagação de discursos de ódio.

Falta de legislação

Pacheco afirmou ainda que a participação intensa do judiciário nas decisões sobre plataformas digitais acontece por não haver uma legislação própria para o assunto.

Internet não pode disseminar estupidez

O presidente do Senado ainda também afirmou que a internet não pode ser utilizada para “disseminar estupidez”. Ele disse que a regulamentação é “inevitável” e que a sociedade está exposta a um local sem lei que faz de tudo para “ter adesão e ganhar lucro”.

“A internet precisa ser usada para o progresso da nação, não para disseminação de estupidez e de violação a instituições, violação às regras. Nossas crianças, jovens, idosos estão a mercê de um campo completamente sem lei que permite um vale tudo para poder ter mais adesão e no final tudo se resume a lucro”, afirmou Pacheco.

CNN tenta contato com X, Meta e Google para comentar a respeito das declarações de Pacheco.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre recebe reforço com chegada de cinco médicos especialistas pelo programa federal

Kevin Souza

Caso Marielle: novo relatório da PF afirma que polícia ignorou, de propósito, imagens capazes de identificar assassinos.

Raimundo Souza

Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma

Marcio Nunes

STF reconhece assédio judicial a jornalistas e veículos de imprensa

Marcio Nunes

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

Marcio Nunes

Brasil abre 129,8 mil postos formais de trabalho em julho

Marcio Nunes