29.3 C
Rio Branco
sábado, 13 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Otto: Dosimetria da Câmara abrange corrupção e crimes sexuais e não passará

Publicado em 13/12/2025

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar
Imagem: Senador Otto Alencar. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por Daniela LimaColunista do UOL

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), pediu à sua assessoria jurídica um estudo sobre o projeto da dosimetria aprovado pela Câmara, que, em tese, aliviaria a pena dos envolvidos na tentativa de golpe que levou ao 8 de janeiro de 2023. O resultado do estudo o assustou.

“Alivia pena de crimes sexuais, de corrupção… Olha, a Câmara como está, não dá. Esse projeto anula o Antifacção. Assim não passa. Já fiz uma emenda para restringir aos envolvidos na trama golpista”, diz.

O senador encaminhou o estudo à coluna. “Ponto central: o texto não cria tipos penais novos, não revoga crimes existentes e não restringe sua aplicação, em abstrato, apenas aos crimes do 8 de Janeiro”, diz o documento logo no início.

“O projeto se limita aos crimes do 8 de janeiro? Não do ponto de vista técnico-jurídico. Embora o contexto político-legislativo do projeto esteja claramente associado aos julgamentos dos fatos de 8 de Janeiro, o texto normativo aprovado altera regras gerais de dosimetria do Código Penal”, segue o documento.

“Os crimes de corrupção (ativa, passiva, peculato, concussão etc.) estão tipificados no Código Penal e estão sujeitos às regras gerais de dosimetria. (…) Assim, qualquer alteração nos critérios de dosimetria incide automaticamente sobre esses crimes”, indica o estudo.

“E piora”, diz Otto. “Crimes contra a dignidade sexual também estão integralmente submetidos ao regime do Código Penal e têm dosimetria fortemente influenciada por: culpabilidade; circunstâncias; consequências do crime; personalidade do agente (quando considerada). Portanto, qualquer padronização, limitação ou redefinição da forma de valorar esses elementos incidirá igualmente sobre crimes sexuais, podendo impactar a pena-base e sua fundamentação”, aponta o texto da assessoria jurídica.

“A Câmara virou um ajuntamento de pessoas que não têm a mínima noção de Brasil, de impacto do que faz. A Casa, do jeito que está com Hugo Motta, não dá. Sinceramente”, aponta o senador.

Otto diz que já acionou o relator do texto na CCJ do Senado, Espiridião Amin (PP-SC). “Da CCJ esse texto só sai redondo. Eu não entrego de outro jeito”, avisa o presidente da comissão.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Hoje celebramos em Xapuri a inauguração da tão sonhada Estrada da Variante (AC-380); disse Mailza Assis

Raimundo Souza

Governo do Acre antecipa ponto facultativo da Revolução Acreana para o dia 4 de agosto

Raimundo Souza

A maior barreira para o sucesso está dentro de você

Raimundo Souza

Governo participa de encontro nacional sobre inovação e reforça atuação para fortalecer o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre

Raimundo Souza

Em Tarauacá, Deracre conclui obra de asfaltamento da Avenida Avelino Leal

Redacao

Gestão da UPA Franco Silva passa por mudanças com exonerações e novas nomeações

Kevin Souza