23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria Pública do Acre garante medicação de alto custo para paciente com doença crônica

Publicado em 04/04/2024

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) garantiu, por meio de pedido de tutela provisória de urgência, o fornecimento de medicamento de alto custo a assistido portador de colite ulcerativa, uma inflamação crônica no intestino.

Após o pedido feito pela DPE/AC, o Tribunal de Justiça do Estado concedeu a tutela de urgência para determinar a garantia do remédio Vedolizumabe. No Acre, cada frasco do remédio custa R$24.226,27 e o jovem precisa fazer uso do medicamento a cada dois meses, totalizando R$145.357,62 anualmente.

O responsável pela ação foi o coordenador do Núcleo da Cidadania, defensor público Celso Araújo, durante o atendimento que aconteceu no lançamento da Carreta da Defensoria Pública, em frente ao Palácio Rio Branco, em fevereiro.

O defensor público destaca que, para muitas pessoas com condições médicas graves, a medicação de alto custo pode ser a diferença entre uma vida saudável e uma marcada por doenças incapacitantes ou até mesmo a morte. “A intervenção da Defensoria Pública alivia o sofrimento físico e emocional das pessoas afetadas e de suas famílias, garantindo que as políticas de saúde sejam implementadas de maneira eficaz e que os direitos dos cidadãos sejam protegidos”, afirmou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco se prepara para 1ª Corrida pela Saúde

Jamile Romano

Justiça acreana determina contratação de médicos para hospital de Xapuri

Jamile Romano

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em janeiro

Jamile Romano

Governo promove audiência pública sobre regularização fundiária no bairro Wanderley Dantas, em Rio Branco

Raimundo Souza

Semulher promove encontro para alinhar ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Jamile Romano

Senac Acre abre processo seletivo para vagas em Rio Branco e Feijó

Jamile Romano