33.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado em 04/12/2025

               Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura realiza manutenção de adutora que abastece o portal Calafate

O Rio Branco

OCA Móvel realiza mais de 700 atendimentos durante mutirão em Marechal Thaumaturgo

Redacao

Geraldo Pereira defende redemarcação da Resex Chico Mendes e critica entraves ao desenvolvimento no Acre

Jamile Romano

Mais de 50 mil pessoas são esperadas para festas de Réveillon em Rio Branco, diz PM

Jamile Romano

Carreta da Defensoria leva assistência jurídica para comunidade de Rio Branco

Jamile Romano

Combate ao HIV: unidades de saúde do AC disponibilizam PrEP, medicamento que dá até 99% de proteção contra vírus

Jamile Romano