27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Iapen promove ação anual de vacinação contra influenza no Complexo Penitenciário de Rio Branco

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), realizou ao longo desta semana a ação de vacinação anual contra a influenza no Complexo Penitenciário da capital. A atividade, coordenada pela Divisão de Saúde Prisional, integra o calendário de ações preventivas destinadas à população privada de liberdade.

estimativa é vacinar entre 960 e 1.200 internos. Foto: Diogo José/Iapen

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde do Iapen, Gabriela Silveira, a iniciativa é reforçada todos os anos com a chegada do período chuvoso, quando aumentam os casos de infecções respiratórias. “Essa semana fizemos uma ação de vacinação contra a influenza nos presídios de Rio Branco. Já conseguimos atender o Presídio Antônio Amaro e a unidade feminina e, nesta quinta-feira, a imunização segue na unidade de regime fechado”, explica.

Gabriela Silveira, chefe da Divisão de Saúde do Iapen. Foto: Diogo José/Iapen

Ela ressalta que a ampliação do cuidado é uma medida contínua. “Reforçamos essa ação, que já faz parte do nosso compromisso de manter assistência preventiva às pessoas privadas de liberdade. A Semsa foi parceira na disponibilização de todo o material e das vacinas, com apoio de estudantes de enfermagem”, destaca.

Ação de vacinação relizada nos pavilhões de regime fechado. Foto: José Lucas Gaia/Iapen

O fortalecimento da rede de atenção à saúde no sistema prisional tem sido possível graças às parcerias firmadas com as secretarias municipais e com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ampliando o alcance e a qualidade dos serviços ofertados.

Responsável pela coordenação da ação pela Semsa, o enfermeiro Anthagoras Dantas explica que o trabalho ocorre de forma escalonada. “A estimativa é vacinar entre 960 e 1.200 internos neste período. Além da prefeitura, contamos com estudantes que participam e apoiam toda a execução”, afirma.

Anthagoras Dantas e equipe responsavel pela ação. Foto: José Lucas Gaia/Iapen

Entre os internos, o sentimento é de proteção. O detento C. B. reforça a importância da iniciativa: “A vacinação é importante porque ajuda a prevenir doenças. Como estamos privados, esse cuidado faz diferença para todo mundo.”

A ação busca garantir assistência contínua, preventiva às pessoas privadas de liberdade, contribuindo para a promoção da saúde dentro do sistema prisional.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial

Jamile Romano

Maluf, Brazão, Flordelis: Como PEC da Blindagem poderia ter evitado prisões

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli assina ordem de serviço para construção de 250 novas unidades habitacionais da Cidade do Povo

Jamile Romano

MDB emitenota pública sobre o resultado das eleições; confira

Jamile Romano

Expoacre Juruá: Sebrae sorteia consultorias para empreendedores da região

Jamile Romano

Por trás da maior feira agro do Acre, o esforço dos operários é celebrado com homenagem e sorteio de moto 0 km

Raimundo Souza