23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com apoio do Estado e da Cozinha Solidária Marielle Franco passa a receber 120 refeições diárias

Publicado em 01/12/2025

Uma alimentação saudável todos os dias é o que mantém a energia para trabalhar, estudar e seguir a vida com dignidade. Por isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), liderada pela vice-governadora Mailza Assis, tem reforçado os investimentos na oferta de refeições às famílias acreanas. Nesta segunda-feira, 1º, mais de cem moradores do loteamento Mutamba receberam, pela terceira vez, refeições de qualidade diretamente em suas casas.

Por meio da parceria com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que cedeu um espaço ao Estado para produção de marmitas diárias pela Cozinha Solidária Marielle Franco, no bairro Habitasa, mais adultos, crianças, idosos e pessoas com deficiência passam a ter refeições no prato na hora do almoço.

Com as duas cozinhas em funcionamento, do bairro da Paz e do Habitasa, são cerca de 500 marmitas produzidas por dia para beneficiar diferentes comunidades em vulnerabilidade social, de acordo com a coordenação, e com a próxima inauguração na comunidade Mutamba, o número pode chegar a mil pessoas beneficiadas por dia.

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da pasta, Nilciany Vilaço, destaca que o termo de fomento entre a secretaria e a cozinha solidária fortalece ainda mais as iniciativas, que ajudam na compra de insumos e alimentos durante o ano.

“Mais um fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional através da SEASDH, que tem como secretária a nossa vice-governadora Mailza Assis, que trata essa pauta com zelo, com bastante carinho. Fazendo com isso, que a gente possa ofertar essas unidades de alimentação prontas para essa comunidade, que são 100 famílias, e com isso a gente vai trazer esse público à segurança alimentar e nutricional com uma comida de qualidade, uma comida bem feita, com alimentação nutricional, com verduras, e tratando assim o público do CadÚnico e Bolsa Família, dando dignidade ao direito à alimentação”, frisou.

A Maria Lucilene de Lima, moradora da ocupação, fala sobre a importância de ter o alimento garantido no prato: “É a terceira vez que a gente está recebendo a marmita aqui na comunidade, está sendo muito gratificante para a gente. Hoje tem muitas famílias que chegam da escola, outros vão para o trabalho, não dá tempo de fazer o almoço. Então aqui já chega, já está no horário de meio-dia, chega, pega a quantidade de marmita que a família está necessitando”, explicou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco fortalece políticas de saúde mental para crianças e adolescentes

Marcio Nunes

Interrupção de energia atinge regiões do Acre

Kevin Souza

Ieptec prorroga até domingo inscrições em processo seletivo para profissionais docentes da EJA

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli reforça compromisso com políticas públicas para mulheres durante visita da ministra Cida Gonçalves ao Acre

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre participa de operação nacional contra ‘golpe das missões’ e prende três pessoas em Rio Branco

Jamile Romano

Pastor acusado de feminicídio é transferido para Rio Branco após ameaça de linchamento

Jamile Romano