23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TRE-AC vence prêmio nacional de inovação com o projeto Nativa IA

Publicado em 25/11/2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) conquistou o 1º lugar no Prêmio de Inovação J.Ex 2025, uma das mais importantes premiações dedicadas à modernização e à transformação digital no Sistema de Justiça brasileiro. O reconhecimento foi obtido na categoria Laboratórios de Inovação, com o projeto Nativa IA – Ecossistema Colaborativo de Inteligência Artificial, desenvolvido em parceria com o TRE do Amapá (TRE-AP), TRE de Goiás (TRE-GO) e Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), durante evento realizado na noite desta segunda-feira, 24, em Brasília-DF. O servidor Rafael Costa Marinho representou o TRE acreano na solenidade, reforçando a presença do tribunal entre as iniciativas mais inovadoras do país.

O Prêmio J.Ex 2025 reuniu mais de 600 projetos inscritos, oriundos de diversas instituições do Ecossistema de Justiça. Somente dez iniciativas avançaram à final da categoria, e o Nativa IA conquistou o 1º lugar ao apresentar uma visão estratégica de uso da inteligência artificial orientada à eficiência, colaboração e impacto institucional.

Idealizado pelos laboratórios de inovação InovaLab (TRE-AC), LabInova (TRE-AP), InovaLab (TRE-GO) e LabTJAP (TJAP), o Nativa IA está em fase de concepção e prototipagem e nasce com a missão de enfrentar desafios comuns à realidade dos tribunais, como a sobrecarga de tarefas repetitivas, a fragmentação de sistemas, a dificuldade de análise de grandes volumes de dados e a necessidade permanente de aprimoramento de fluxos de trabalho. A iniciativa integra metodologias inovadoras, tecnologias emergentes e cooperação entre instituições, promovendo um ambiente fértil para soluções criativas e escaláveis.

O projeto está alinhado à Política de Gestão da Inovação do Conselho Nacional de Justiça (Resolução nº 395/2021) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles voltados à inovação, eficiência e sustentabilidade institucional. Seu propósito é acelerar a transformação digital, ampliar a acessibilidade à Justiça e fortalecer uma cultura organizacional mais inteligente, integrada e orientada a resultados.

A categoria Laboratórios de Inovação reconhece iniciativas que estimulam a experimentação, o pensamento colaborativo e a implementação de soluções tecnológicas de impacto.

Com a vitória no Prêmio J.Ex 2025, o TRE-AC consolida-se como referência nacional em inovação, reafirmando seu compromisso com a entrega de serviços mais eficientes, sustentáveis e centrados no cidadão. A conquista mostra que o Acre avança com protagonismo na transformação digital do Judiciário e que a inovação colaborativa é um caminho seguro para construção do futuro da Justiça no país.

“O Nativa IA demonstra que, quando unimos esforços e talentos, somos capazes de desenvolver soluções que modernizam a Justiça, aprimoram o atendimento ao cidadão e projetam o Acre como protagonista na agenda nacional de transformação digital. Este prêmio é um marco e, ao mesmo tempo, um incentivo para seguirmos avançando com responsabilidade, criatividade e compromisso público”, disse a presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sefaz-Acre informa indisponibilidade temporária dos serviços online

Kevin Souza

Competição nacional estimula jovens a empreenderem e criarem soluções tecnológicas

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco entrega caminhão basculante ao 7º BEC com recursos de emenda parlamentar

Marcio Nunes

Polícia Civil realiza treinamento sobre assinatura eletrônica no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

Marcio Nunes

Com apresentações de quadrilhas, realeza e comidas típicas, Arraial Cultural começa em Rio Branco

Jamile Romano

Idosa receberá R$14 mil após cair em fossa dentro de hospital no Acre

Kevin Souza