25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre realiza palestra sobre Lei Maria da Penha e assédio sexual para servidores da SEOP

Nesta terça-feira, 24, a Polícia Civil do Acre promoveu uma palestra voltada aos servidores da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), com foco na Lei Maria da Penha, assédio sexual e outras formas de violência doméstica. A ação foi realizada no auditório da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Rio Branco, e integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, campanha internacional que busca sensibilizar a sociedade para o enfrentamento das diversas formas de agressão e abuso contra o público feminino.

PCAC realiza palestra para servidores da SEOP sobre Lei Maria da Penha e combate ao assédio sexual, reforçando os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Foto: cedida

A palestra foi conduzida pela delegada Juliana De Angelis Drachenberg, que é Representante Institucional de Políticas Públicas de Proteção à Grupos Vulneráveis da PCAC e coordenadora estadual do Bem-Me-Quer, e pelo delegado plantonista da DEAM, Alberto Dalacosta. O evento ocorreu após solicitação da secretária adjunta de obras, Samara Raquel Damásio, e foi prontamente atendido pelo delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, que destacou a importância de aproximar o debate da comunidade trabalhadora e orientar chefes de família para a prevenção e compreensão do tema.

A capacitação abordou pontos essenciais da Lei Maria da Penha, apresentou exemplos de situações de risco, formas de acolhimento às vítimas e esclareceu quais condutas configuram crimes, tanto no ambiente doméstico quanto profissional.

Delegados da PCAC orientam servidores da SEOP sobre formas de violência doméstica e medidas previstas na Lei Maria da Penha. Foto: cedida

“Muitas vezes, a violência começa de forma silenciosa, dentro de casa, com atitudes que passam despercebidas ou são naturalizadas. Por isso, é fundamental levar essa informação para homens e mulheres que são pais, mães e responsáveis por suas famílias, para que entendam que o combate à violência não é apenas uma questão policial, mas social e coletiva. Conhecer a lei, reconhecer os sinais e saber como agir pode salvar vidas”. Destacou a delegada Juliana De Angelis Drachenberg.

A Polícia Civil do Acre segue ampliando ações educativas, palestras e atividades de conscientização durante os 21 Dias de Ativismo, reforçando seu compromisso com a proteção das mulheres, a prevenção da violência e o fortalecimento de redes de apoio em todo o estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Na Cidade do Povo, em Rio Branco, um homem foi sequestrado, agredido e baleado enquanto estava em cativeiro

Raimundo Souza

Governo do Acre entrega equipamentos à Polícia Técnico-Científica para reforçar perícias criminais

Raimundo Souza

Operação Sentinela desmonta esquema de tráfico de drogas dentro do presídio de Rio Branco

Kevin Souza

Mais de 200 munições são tiradas de circulação em apreensão no Taquari

Jamile Romano

Jovem Pintor de 22 Anos é Executado a Tiros Enquanto Andava de Bicicleta em Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre recaptura foragido condenado por planejar ataque armado em Rio Branco

Jamile Romano