25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

MPAC reconhece papel essencial da Polícia Civil em ações que levaram à conquista do Selo Ouro

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi agraciado pela Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o Selo Ouro “Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio”, reconhecimento nacional pelas práticas institucionais exemplares de enfrentamento à violência de gênero e promoção da igualdade.

Homenagem ressalta a importância da atuação integrada entre Polícia Civil, MPAC e órgãos do sistema de justiça. Foto: arquivo/MPAC

A conquista, comunicada por meio do ofício nº 1510/2025, assinado pelo Procurador-Geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, destaca a importância do trabalho conjunto entre as instituições do sistema de justiça e segurança pública acreano, entre elas, a Polícia Civil do Acre (PCAC), que tem papel fundamental na investigação de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

O ofício ressalta ainda que o Acordo de Cooperação Técnica nº 020/2025, firmado entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, com a adesão da Polícia Civil, SEJUSP, IAPEN e Polícia Militar, fortalece o modelo de atuação interinstitucional, ampliando os mecanismos de prevenção e resposta à violência de gênero, incluindo o monitoramento eletrônico de agressores e o uso do botão do pânico para proteção das vítimas.

Procurador-Geral de Justiça Danilo Lovisaro destaca a atuação integrada do MPAC e da Polícia Civil na proteção das mulheres. Foto: arquivo/ MPAC

O MPAC expressou reconhecimento e apreço à Polícia Civil do Acre, pela dedicação e compromisso em garantir investigações céleres e sensíveis, colaborando de forma decisiva para a responsabilização de agressores e a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Recebemos com grande alegria a notícia da conquista do Selo Ouro pelo Ministério Público do Estado do Acre. Essa premiação é reflexo direto de um trabalho integrado, em que cada instituição tem contribuído de maneira decisiva para proteger a vida das mulheres acreanas. A Polícia Civil sente-se honrada em fazer parte dessa rede de cooperação e agradece ao Procurador-Geral de Justiça Danilo Lovisaro pela parceria e reconhecimento. Continuaremos firmes no compromisso de promover justiça, dignidade e segurança para todas as mulheres do nosso estado”, destacou o delegado-geral, Dr. José Henrique Maciel Ferreira.

Delegado-Geral José Henrique Maciel Ferreira destaca a importância da parceria entre as instituições na defesa das mulheres acreanas. Foto: arquivo/ PCAC
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha sobem nesta quinta no Acre por alta no ICMS; entenda

Jamile Romano

Secretaria de Obras implanta sistema de gestão para otimizar execução de obras no Acre

Jamile Romano

Governo do Estado incentiva produção do café especial para o concurso Qualicafé

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco apresenta novo manual de identidade visual

Marcio Nunes

Multidão Atravessa Parque de Exposições para Ver Gusttavo Lima em Rio Branco

Raimundo Souza

MPF requer na Justiça com ação para obrigar funcionamento do Conselho Penitenciário do Acre

Jamile Romano