23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Creche em tempo integral libera alunos mais cedo por falta de merendeira em Rio Branco

Publicado em 12/11/2025


A falta de uma merendeira na Creche Municipal Sorriso de Criança, localizada na rua Osvaldo Andrade, região da Sobral, em Rio Branco, tem causado transtornos para a gestão escolar e afetado a rotina de cerca de 100 crianças. A ausência da profissional levou a unidade, que funciona em tempo integral, a liberar os alunos do turno da tarde mais cedo, já que não havia quem preparasse as refeições.

A creche conta com cinco turmas e três servidores responsáveis pela merenda — dois no período da manhã e uma à tarde, justamente a funcionária afastada por motivos de saúde. Segundo a coordenadora pedagógica Suede Pinheiro, o problema se agravou nas últimas semanas.

“A nossa merendeira tem alguns atestados, e nós estávamos sempre dando um jeito. Semana passada ela ficou inteira de atestado, e fomos segurando a cantina. Na sexta (7), faltaram os merendeiros da manhã e da tarde, então liberamos os alunos do turno vespertino”, relatou Suede.

Com o novo afastamento médico, a direção decidiu suspender temporariamente as aulas no turno da tarde até que a Secretaria Municipal de Educação envie um servidor substituto.

“Já não estávamos mais tendo condições, porque temos o nosso trabalho e a nossa demanda. Enviamos documento à Diretoria de Gestão e Regulação Escolar (DGRE) informando que as aulas à tarde seriam suspensas enquanto não chegar outro servidor”, explicou a coordenadora.

Durante a visita da reportagem nesta quarta-feira (12), foi constatado ainda que a unidade dispõe de apenas um computador, compartilhado entre a direção e as coordenações pedagógica e administrativa.

“Enquanto a gente vai dando um jeito, o servidor substituto não vem. Fazemos isso pelas crianças, mas é uma situação desgastante. Todo mundo já está adoecendo por causa da sobrecarga — não por fazer o seu trabalho, mas o trabalho dos outros”, desabafou Suede.

O que diz a Secretaria Municipal de Educação

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) confirmou que a merendeira é servidora efetiva e apresentou atestado médico. O órgão informou que foi notificado pela direção da creche no dia 11 de novembro e, no dia seguinte (12/11/2025), encaminhou uma profissional substituta para a unidade.

“As atividades educativas seguem seu curso normal, sem prejuízo ao funcionamento da unidade”, declarou a SEME em comunicado oficial.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e Gaza ao rezar para 150 mil no Vaticano

Raimundo Souza

Com apoio do governo do Acre, Marcha para Jesus 2024 leva milhares de fiéis às ruas de Rio Branco neste sábado

Raimundo Souza

Acre está entre os dez estados com a maior oferta de serviços públicos digitais

Jamile Romano

Em Belém, Bocalom participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudam

Marcio Nunes

Dicas práticas para dormir melhor e melhorar sua saúde

Raimundo Souza

Governo exonera aliados de deputados que votaram contra MP do aumento de impostos

Raimundo Souza