25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretarias de Educação e Saúde somam esforços para atuar no combate à dengue

Em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesacre), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta sexta-feira, 22, o seminário “Dia D, juntos pelas águas contra a dengue”, voltado para os diretores das escolas de Rio Branco a fim de que eles possam desenvolver projetos voltados ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Participaram da abertura do seminário o secretário Aberson Carvalho (SEE), a secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes, além do secretário adjunto de Ensino, professor Sebastião Flores. A abertura da atividade contou com uma apresentação especial da equipe do Multiarte.

O seminário teve como objetivo principal conscientizar sobre a importância da água, essencial para o planeta, e também mobilizar a comunidade escolar para que possa refletir sobre a importância do combate ao mosquito da dengue.

O secretário Aberson Carvalho fez um pedido para que os gestores possam mobilizar as escolas para que nos próximos 15 dias se reduza a curva de incidência. “Vamos fazer essa mobilização em todos os municípios, em todas as escolas, e que essa temática seja desenvolvida em todas as disciplinas”, destacou.

Para o secretário, o aumento dos casos da doença é causado, entre outras coisas, pelas mudanças climáticas, pelo desmatamento e também pelas mudanças de comportamento da sociedade. “O inseto acaba saindo do seu habitat natural, e esse crescimento assusta, principalmente porque tem similaridade com outras doenças”, afirmou.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes, também destacou a importância da parceria com a SEE. Segundo ela, os números são alarmantes. Nos três primeiros meses do ano passado, foram registrados 1,8 mil casos. Já este ano, no mesmo período, esse número chegou a 4,8 mil casos.

“Nosso foco está nos quintais das pessoas porque é lá que estão as maiores incidências, sem falar que temos, no momento, apenas 3% de cobertura vacinal”, explicou.

A professora Sandi Guedes, diretora da escola em tempo integral Sebastião Pedrosa, destacou a importância da ação. Para ela, a educação tem um papel fundamental no combate ao mosquito, uma vez que, os jovens podem ser os porta-vozes nos lares.

“Aqui na escola já temos projetos de conscientização ambiental, mas especificamente sobre a dengue será o primeiro. Vamos fazer o planejamento com os professores e desenvolver em todas as turmas, porque precisamos fazer o básico que é combater o mosquito”, disse ela.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre nomeia 11 novos defensores públicos aprovados em concurso; confira os nomes

Jamile Romano

MDB e Progressistas Avançam em Negociação para 2026; Vice-Governadora Sai Otimista de Reunião

Raimundo Souza

Ecosociobiotecnomia: a nova fronteira para um desenvolvimento sustentável e inclusivo

Raimundo Souza

Diante das cheias dos rios, governo do Acre debate plano de ação de enfrentamento às enchentes no estado

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco garante, em Brasília, recursos para construção do Parque da Criança e obras de infraestrutra na cidade

Jamile Romano

Representação do Governo em Brasília participa de seminário nacional de prefeitos para reforçar parcerias em favor do Acre

Marcio Nunes