25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeito de Rio Branco participa de reunião preparatória do Fórum das Cidades Amazônicas para a COP30

Encontro virtual reforçou o protagonismo das cidades amazônicas no enfrentamento às mudanças climáticas na COP30

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, participaram, por videoconferência, da reunião do Fórum das Cidades Amazônicas (FCA), na segunda-feira (27). O encontro foi realizado como parte da preparação para a COP30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).

Foto COP30
O encontro foi realizado como parte da preparação para a COP30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). (Foto: Divulgação)

A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e teve como pauta as boas-vindas às novas cidades-membro, a discussão das principais estratégias do Fórum para a COP30, além da apresentação do plano de trabalho para o biênio 2026/2027.

Foto da vídeo conferência
A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e teve como pauta as boas-vindas às novas cidades-membro. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante o encontro, os participantes reforçaram o papel das cidades amazônicas como agentes essenciais no combate às mudanças climáticas, promovendo soluções locais e sustentáveis para o desenvolvimento urbano da região.

Foto do Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom
“Rio Branco participa ativamente do Fórum das Cidades Amazônicas e temos mostrado, na prática, o nosso compromisso com o meio ambiente”, destacou o prefeito Tião Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Rio Branco participa ativamente do Fórum das Cidades Amazônicas e temos mostrado, na prática, o nosso compromisso com o meio ambiente. Reduzimos as queimadas urbanas com o recolhimento de resíduos dos quintais e mecanizamos cerca de 4 mil hectares na zona rural para evitar o uso do fogo. Também investimos em educação ambiental e na destinação correta do lixo, que é um modelo para a Amazônia. Essas ações mostram que é possível desenvolver respeitando o meio ambiente”, destacou o prefeito Tião Bocalom.

Foto da secretária municipal de Meio Ambiente Flaviane Stedille
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, reforçou a importância da integração entre os municípios e a troca de experiências no Fórum. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, reforçou a importância da integração entre os municípios e a troca de experiências no Fórum. “O encontro foi um momento positivo de avaliação e planejamento. O Fórum apresentou um plano de trabalho para 2026 e 2027, e Rio Branco já vem executando muitas dessas ações, com resultados visíveis na redução das queimadas e na melhoria da qualidade do ar. Também temos trabalhado em reflorestamento urbano — mais de 10 mil mudas já foram plantadas — e continuamos fortalecendo políticas ambientais que impactam diretamente na qualidade de vida da população”, afirmou Flaviane Stedille.

Foto de videoconferência
O evento também serviu como preparação para o encontro “O Protagonismo das Cidades Amazônicas na Ação Climática”, que antecede a COP30 e reunirá prefeitos, gestores e especialistas em Belém. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O evento também serviu como preparação para o encontro “O Protagonismo das Cidades Amazônicas na Ação Climática”, que antecede a COP30 e reunirá prefeitos, gestores e especialistas em Belém, com o objetivo de alinhar estratégias e ampliar a participação dos municípios amazônicos nas discussões globais sobre o clima.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OCA celebra o Dia das Crianças com programação especial em todas as unidades nesta sexta-feira

Redacao

Confira o resultado preliminar do exame psicotécnico de concurso da Polícia Militar

Jamile Romano

Governo mobiliza municípios para implantação de núcleos de direitos humanos

Raimundo Souza

Procon alerta consumidores sobre aumento abusivo de preços durante cheias

Jamile Romano

Controladoria-Geral do Acre lança manual para orientar ouvidorias e ampliar participação dos cidadãos

Jamile Romano

Atendente de lanchonete sofre queimaduras de 2º grau durante explosão com álcool em Rio Branco

Jamile Romano