23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Juíza do TJ-AC lança guia de direitos para pessoa com Síndrome de Down

Atualizada em 21/03/2024 11:27

A juíza titular da Comarca de Capixaba, Kamylla Acioli, em parceria com a pedagoga Claudia Rêgo e a fisioterapeuta Mônica Manhoni, lançam nesta quinta-feira, 21, o livro “Guia dos Direitos da Pessoa com T21 (Síndrome de Down)”.

A proposta da obra é elucidar, de forma simples, para as famílias e a sociedade, as principais dúvidas sobre a síndrome. Nesta quinta, 21, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

A magistrada contou quais foram suas motivações para a produção e destacou o papel crucial da sua filha, Maria Luíza, de três anos. “O livro não foi inspirado somente na letra fria da lei, pois ele oferece um olhar de mãe sobre o assunto, não só uma visão profissional”, disse.

Diferente de outros manuais práticos, com termos técnicos e normativas, as autoras planejaram adentrar no assunto de forma simples e acessível para todos. Por isso, a obra segue uma linha cronológica, desde o nascimento até a velhice.  Neste percurso, os principais direitos da pessoa com Síndrome de Down são apresentados, em especial na área da educação e saúde.

“Nós passamos pelo direito da amamentação, alimentação, reprodução, aposentadoria, trabalho, lazer, cultura. Referente à educação, respondemos às dúvidas mais corriqueiras, como escola inclusiva e plano de aula individual. Depois, tratamos da área da saúde, com um olhar voltado às diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a Síndrome de Down. Fechamos o guia com um capítulo dedicado à reflexão, para os pais, operadores e profissionais, trazendo alguns pontos a serem pensados”, relatou a juíza.

O “Guia dos Direitos da Pessoa com T21 (Síndrome de Down)” vai ser lançado no 13° Seminário Internacional de Síndrome de Down, em Belo Horizonte. Em seguida, a obra vai estar disponível on-line para compra no site da Elas Editora.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Idaf assina termo de cessão de uso de terreno cedido pela Superintendência do Patrimônio da União para ampliação do instituto

Jamile Romano

Geoglifos do Acre podem ser reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco e despontam como destino turístico

Raimundo Souza

Sebrae no Acre realiza o 2º INTEGRA com palestra de renomado filósofo Luiz Felipe Pondé

Jamile Romano

Somente no fim de semana, Rio Branco já teve 43% do esperado para as chuvas de fevereiro

Jamile Romano

Acre teve o maior crescimento no número de suicídios no país em 2023, aponta Anuário

Jamile Romano

Concurso Público Unificado: mais de 120 militares da PM, Força Nacional e Gefron fazem a segurança nos locais de prova no Acre

Jamile Romano