24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Vice-governadora Mailza representa o Acre no maior congresso latino-americano de segurança pública, em São Paulo

Vice-governadora Mailza Assis participa de painel com governadores neste sábado, 25. Foto: Neto Lucena/Secom

A vice-governadora Mailza Assis participa neste sábado, 25, do COP Internacional 2025, o maior congresso latino-americano sobre segurança pública e atividade policial, realizado no São Paulo Expo, entre os dias 23 e 25 de outubro. O evento reúne autoridades, especialistas e legisladores para debater estratégias de combate ao crime organizado e propor soluções inovadoras para o setor.

Mailza representa o Executivo acreano no painel “Atual cenário da segurança pública no Brasil e soluções para o futuro”, ao lado dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Antônio Denarium (RR) e Eduardo Riedel (MS). O debate encerra a programação do congresso neste sábado.

“É uma honra representar o Acre em um evento tão importante. O Acre tem mostrado que, com planejamento e investimento certo, é possível avançar muito na segurança pública. Já são três anos consecutivos de redução nos índices de mortes violentas, fruto da valorização dos nossos policiais, do reforço nos batalhões de fronteira e da modernização das nossas forças de segurança”, destacou Mailza.

Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil

O congresso sediará o Fórum de Segurança Pública pelo Brasil, idealizado pelo Partido Progressistas e pela Fundação Francisco Dornelles. O espaço tem como objetivo transformar boas ideias discutidas nos painéis em propostas legislativas concretas.

Entre as autoridades confirmadas estão o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, e o presidente da Fundação, deputado Covatti Filho, além de parlamentares, governadores e secretários estaduais de segurança.

Os debates abordam temas como combate ao crime organizado, fortalecimento da legislação penal, operações aéreas, uso da inteligência no enfrentamento às facções e valorização dos grupos táticos.

Inovação e tecnologia no combate ao crime

Com o tema central “Inteligência Artificial e Drones Policiais”, o COP Internacional 2025 destaca o uso de tecnologia, automação e vigilância aérea como ferramentas estratégicas para aprimorar o enfrentamento às organizações criminosas.

Acre vai mostrar números e os investimentos em equipamentos, viaturas e ações. Foto: arquivo/Sejusp

Mais de 80 expositores nacionais e internacionais, entre eles Springfield Armory, Condor, Axon, Glock, Benelli e Invictus apresentam soluções inovadoras em armamentos, equipamentos de proteção, softwares de monitoramento e logística. A proposta é aproximar as forças de segurança de tecnologias que ampliem a eficiência e reduzam riscos operacionais.

Espaço de integração e negócios

Mais do que um congresso, o COP Internacional 2025 tornou-se um espaço de integração entre forças de segurança, sociedade civil e indústria. O evento promove o diálogo entre autoridades políticas, especialistas e fabricantes de todo o Brasil e América Latina, criando oportunidades de negócios, cooperação técnica e parcerias estratégicas.

Ao longo de três dias de programação intensa, com palestras, painéis e exposições, o congresso reforça o papel de São Paulo como centro de debate sobre segurança pública.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Acre

Marcio Nunes

Governo promove últimos ajustes na estrutura do Parque de Exposições antes da Expoacre

Raimundo Souza

Programa REM Acre e Seagri entregam equipamentos para produtores do mel do Alto Acre

Marcio Nunes

TV Rio Branco no Headscon 2025: Rio Branco se Consolida como Polo da Economia Criativa e Desenvolvimento de Games na Amazônia

Raimundo Souza

Acre participa do 2º Encontro Conexão Etnoturismo em Rondônia

Raimundo Souza

Ações integradas do governo do Acre contribuem para redução de mais de 73% nos focos de queimada em agosto

Kevin Souza