24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Pastor Gilberto Cabral: Mais de Duas Décadas na TV e a Força da Fé na Assembleia de Deus

Em uma entrevista reveladora no programa “Boa Noite Rio Branco”, o Pastor Gilberto Cabral, uma das figuras mais notórias do cenário evangélico e da comunicação no Acre, fez um balanço de sua trajetória de fé, dos 23 anos do programa “Celebrar Jesus” e da atuação da Assembleia de Deus (AD) diante dos complexos desafios da sociedade contemporânea.

Com 42 anos de caminhada na Assembleia de Deus e mais de duas décadas de ministério, Cabral é um veterano cuja história se confunde com a da própria televisão acreana.

O Chamado Inesperado e o Sucesso na TV

O programa “Celebrar Jesus”, exibido ininterruptamente na TV Rio Branco, canal 8.1/Rede Cultura, é um marco com mais de 23 anos no ar. O pastor celebrou a longevidade, destacando que “nunca mudei de canal”, e relembrou o início do projeto, que considerou improvável, em 2001.

O convite partiu do diretor da TV Rio Branco Narciso Mendes, durante uma viagem a Sena Madureira. “Ele disse, ‘olha, tem um espaço lá de meia hora’. Eu disse, eu não quero não, sei nem falar,” confessou Cabral, que, na época, era gerente de posto de gasolina. A aposta, no entanto, se transformou em um sucesso duradouro, e uma palavra profética da diretora Célia Mendes se cumpriu em sua vida: “Gilbertinho, se você souber, você vai viver desse programa.” Hoje, o pastor confirma que “vivo do programa.”

O projeto “Celebrar Jesus” transcendeu a esfera pessoal e se tornou um empreendimento familiar. O programa conta com a colaboração de sua esposa, Francisca Dias, e dos três filhos – a advogada Hemilly, o médico Fernando e a publicitária Ana Lívia. Ana Lívia, em particular, que começou a apresentar a atração aos 7 anos, é atualmente a responsável pela edição, garantindo criatividade e dedicação à produção.

A Capilaridade da Assembleia de Deus e o Combate aos Males Sociais

Questionado sobre a resposta da Assembleia de Deus a problemas sociais urgentes como violência, o uso de drogas e as crises conjugais, Pastor Gilberto Cabral enfatizou a capilaridade da denominação no Acre.

“A Assembleia de Deus é uma marca registrada,” afirmou. Segundo ele, as igrejas da denominação estão presentes em praticamente todos os cantos do estado, muitas vezes a cada 5 km nas estradas, “de alvenaria ou em madeira, mas existe”, alcançando locais onde o próprio poder público encontra dificuldades.

O pastor destacou que a missão central da igreja é a pregação do Evangelho, que ele identifica como o “verdadeiro libertador da humanidade”, citando a máxima bíblica: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Ele trouxe um poderoso testemunho familiar, mencionando a libertação de seu irmão, Pastor Edson Cabral, do vício das drogas, e o papel crucial de Wesley na conversão de toda a família, incluindo a mãe, Dona Dulce.

Humildade, Liderança e Projeto Político para 2026

Gilberto Cabral dedicou um momento de sua entrevista para homenagear o líder máximo da Assembleia de Deus no Acre, Pastor Luiz Gonzaga de Lima, a quem conhece há 42 anos. O pastor ressaltou a dedicação e simplicidade de seu líder: “Não conheço no Acre, no Brasil, nem no mundo, pessoa que ore mais de joelho que o Pastor Luiz Gonzaga. Não existe. Isso aqui é fato,” declarou, classificando-o como “a grande referência da Assembleia de Deus no Acre.”

Por fim, o pastor confirmou o projeto político da Assembleia de Deus para as eleições de 2026. Ele revelou que a candidata escolhida pela igreja para deputada estadual é Cacilda Santiago, viúva do ex-vereador OGC. “Já foi escolhida pela igreja, foi votação no ministério,” confirmou Cabral, que não concorrerá, mas deve apoiar Cacilda, a quem considera a “legítima herdeira nesse patrimônio político do OGC.”

Ao encerrar a entrevista, Pastor Cabral deixou uma mensagem de fé e retidão para os telespectadores: “Nunca vi um justo desamparado, Muniz. E a descendência mendigar o pão. Eu tenho que procurar ser justo para que eles sejam abençoados por Deus.”

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre é pioneiro no mundo em negociação jurisdicional de crédito de carbono

Jamile Romano

Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o advogado Romano Gouveia

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre investiga morte de Estherfanny Sara após complicações pós-parto

Jamile Romano

Gafe na Globo: Jornalista aparece chamando turistas de farofeiros

Raimundo Souza

Manutenção em adutora na BR-364 interrompe abastecimento em parte da cidade

Raimundo Souza

Governo confirma feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo na sexta-feira, 2

Jamile Romano