33.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem a maior variação do país no setor de serviços no período de um ano

Publicado em 19/03/2024

O Acre teve a maior variação positiva no setor de serviços prestados em janeiro, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no último dia 15.

A variação comparando janeiro deste ano com o do ano passado mostra um aumento de 24,7%. Na análise com o mês anterior, o Acre também se destaca com índice de 5,1%, sendo a quarta maior taxa do país, que fechou a variação com 0,7%.

Há dois meses, o Acre tem registrado alta no setor de serviços. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 9,8%.  O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita, explica que os números comprovam que o ano foi um período de retomada econômica, o que pode ser confirmado pelos números.

“Tudo isso é reflexo do fechamento de 2023 e início deste ano que a gente pode considerar que foi um ano de retomada econômica e consolidação dessa retomada. O governo do Acre vem induzindo a economia, retomando os serviços da construção civil, reativando diversos programa e mantendo em dia a folha de pagamento, que é um dos principais pontos que alimenta o setor de comércio e serviços”, destacou.

O secretário também destacou que os incentivos do Estado fazem que o ambiente para investimentos fique mais atrativo aos empresários. “O setor começa a ter mais confiança, porque vê as coisas acontecendo, começa a investir mais e a contratar mais. O reflexo disso é que no final do ano tivemos a incidência da menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos e um crescimento do PIB [produto interno bruto], o que é muito bom para o ambiente econômico”.

Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados no começo deste ano mostram que, no balanço de 2023, foram 50,7 mil admissões e 46,1 mil desligamentos, totalizando assim um saldo de 4.562 novos postos de emprego formal.

Os segmentos que mais contrataram foram serviços, comércio e construção civil.

Saldo em cada segmento no Acre:

– Serviços: 2.327;
– Comércio: 742;
– Indústria: 673;
– Construção: 639;
– Agropecuária: 181.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Reconstrução de ponte de 23 metros no ramal Joaquim Souza é concluída pelo governo do Acre

Raimundo Souza

Governo entrega mais de 1.170 cestas básicas para atender pessoas em vulnerabilidade e atingidas pela cheia

Jamile Romano

Acre participa do Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais

Marcio Nunes

Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal debate estratégias para restauração florestal

Raimundo Souza

Pesquisa Delta: Bocalom tem 51%, Marcus tem 39%, Jarude 6% e Jenilson 2%.

Raimundo Souza

Coordenadoras do projeto Mulheres que Transformam debatem com governo fortalecimento do empreendedorismo feminino

Jamile Romano