33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TCE-AC aprova, com ressalvas, as contas do governador Gladson Cameli referentes ao exercício de 2021

Publicado em 16/10/2025

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) aprovou, com ressalvas, as contas do governador Gladson de Lima Cameli, referentes ao exercício de 2021, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 16 de outubro de 2025. A decisão foi unânime entre os membros do colegiado.

O processo nº 142.638/2022, que trata da Prestação de Contas Anual do Governo do Estado do Acre, teve como relatora a conselheira Dulcinéa Benício de Araújo, que apresentou parecer favorável à aprovação com ressalvas, destacando cinco pontos de atenção a serem observados pela gestão estadual:

Despesa com pessoal, que ultrapassou o limite legal; não cumprimento de emendas impositivas; registros contábeis que exigem maior transparência; necessidade de aprimorar a publicidade e clareza das informações orçamentárias; desequilíbrio atuarial do regime próprio de Previdência.

Durante a leitura do voto, a relatora enfatizou que, apesar das ressalvas e das recomendações técnicas, não foram constatadas irregularidades capazes de comprometer as contas, motivo pelo qual foi emitido parecer prévio pela aprovação com ressalvas.

Participaram da sessão o vice-presidente Ronald Polanco, os conselheiros Antonio Jorge Malheiro, Cristovão Messias, Naluh Gouveia e Ribamar Trindade, além da própria relatora Dulcinéa Benício e da conselheira substituta Maria de Jesus Carvalho. O Ministério Público de Contas foi representado pela procuradora Anna Helena de Azevedo, e a Secretaria das Sessões teve condução do servidor Luciano Melo.

A apreciação das contas do chefe do Poder Executivo é uma das competências constitucionais do TCE-AC, que analisa os aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade e conformidade da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do governo. O parecer prévio emitido pelo Tribunal será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), responsável pelo julgamento político-administrativo final.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

“Rio Branco cansou dos mesmos de sempre” diz Emerson Jarude após votar

Marcio Nunes

O governador Gladson Cameli parabenizou o prefeito Tião Bocalom pela entrga do Elevado Beth Bocalom

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco oferece até 3 mil procedimentos odontológicos à comunidade pesqueira

Marcio Nunes

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre diminui para 14,81 metros

Raimundo Souza

Homem morre após sofrer mal súbito durante partida de futebol no Acre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco prestigia assembleia da Associação dos Delegados de Polícia Civil

Marcio Nunes