Com doze obras em andamento, o governo do Estado, por meio o Instituto de administração Penitenciária (Iapen), aparece em 2º lugar no ranking nacional da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) que mede o percentual de execução de repasses destinados a obras no sistema prisional brasileiro. Com 93,17% de execução, o resultado demonstra o compromisso e a transparência do governo do estado, com a sociedade, no que se refere à aplicação, efetiva, de recursos.
Marcos Frank Costa, presidente do Iapen, disse que a gestão tem trabalhado junto à sua equipe, diariamente, para garantir o direito e a dignidade para todos que compõe o sistema penitenciário acreano, desde os privados de liberdade que estão sob responsabilidade do estado, até os servidores que, diariamente, trabalham para manter a ordem dentro das Unidades Penitenciárias. “Então é uma prioridade da nossa gestão oferecer um ambiente digno, seguro e cada vez melhor a quem tem esse direito. O meu sentimento é de que estamos cumprindo a nossa missão, estamos certos”, afirmou o presidente.
Pensando na transparência dessas ações, nessa quarta-feira, 15, na sede do Iapen, a gestão, junto à sua equipe reuniu autoridades do Legislativo, sindicato e Associação dos Servidores Penitenciários para fazer a apresentação dos projetos:
1 – Novo estande de tiros no Complexo Penitenciário em Rio Branco;
2 – Prédio do Centro de Atendimento ao Servidor Penitenciário;
3 – Gaiola de segurança secundária da Unidade de Regime Fechado nº 2 – Antônio Amaro;
4 – Construção da academia de Sena Madureira destinada ao sistema prisional;
5 – Construção da primeira base para cães na Unidade Prisional de Sena Madureira;
6 – Reforma e ampliação da guarita de controle de acesso, Flanco, do Complexo Penitenciário de Rio Branco;
7 – Nova base da Divisão de Operações com Cães – DOC;
8 – Reforma e adequação das Unidades Básicas de Saúde do Complexo Penitenciário de Rio Branco;
9 – A construção da Unidade Básica de Saúde do Complexo Penitenciário do Juruá;
10 – Reforma e adequação das salas de aula, juntamente com a recuperação do sistema de esgotamento sanitário da Unidade Penitenciária de Tarauacá;
11 – Reconstrução da muralha da Penitenciária de Tarauacá;
12 – Construção das baias para Suinocultura de Senador Guiomard.
[Agência de Notícias do Acre]

