22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre encaminha à Aleac projetos de lei que garantem investimentos em tecnologia e sustentabilidade

Publicado em 16/10/2025

O governo do Acre encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta semana, dois importantes projetos de lei que preveem novas operações de crédito voltadas à modernização da gestão pública e ao fortalecimento do desenvolvimento sustentável no estado.

O primeiro projeto trata de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 30 milhões, destinado à Secretaria de Estado de Administração (Sead). O investimento integra o Projeto de Governo Digital, que tem como objetivo modernizar e desburocratizar a gestão pública, tornando os serviços oferecidos à sociedade mais integrados, eficientes, transparentes e centrados no cidadão.

Lançamento de novo aplicativo que desburocratiza e moderniza acesso a serviços públicos no Acre, em junho de 2025. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A iniciativa busca consolidar a infraestrutura tecnológica do Estado, garantindo maior segurança, disponibilidade e integridade das informações, além de reduzir custos operacionais e apoiar a transformação digital do governo. O projeto está alinhado ao Plano Plurianual 2024–2027 do governo Gladson Camelí e representa um passo decisivo para o fortalecimento da governança em tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Estado.

Já o segundo projeto refere-se a uma operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Fundo Clima, no valor de R$ 250 milhões. Os recursos serão aplicados em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, promovendo uma economia mais verde e inclusiva.

O financiamento do Fundo Clima vai impulsionar o desenvolvimento sustentável no estado, reconhecido nacionalmente por seu histórico positivo de conservação da floresta e compromisso com a proteção ambiental. O recurso tem como foco aumentar a renda e reduzir a pobreza rural, ao mesmo tempo em que combate o desmatamento e incentiva práticas produtivas sustentáveis.

Governo Gladson Camelí produz preservando as florestas. Foto: Pedro Devani/Secom

O investimento também apoiará produtores familiares, comunidades indígenas e populações tradicionais, por meio da assistência técnica, inovação tecnológica e estruturação de unidades produtivas. Cadeias como a do cacau e do mel estão entre as prioritárias, garantindo maior agregação de valor e oportunidades de renda no campo.

Além de gerar emprego e renda, o Fundo Clima contribuirá para a recuperação de áreas degradadas e a restauração florestal, fortalecendo um modelo de desenvolvimento que alia prosperidade econômica à conservação ambiental e à redução das emissões de gases de efeito estufa.

Projeto vai investir na na cultura do mel no Acre. Foto: Pedro Devani/Secom

Para o diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Alexandre Tostes, os projetos vão colaborar com o crescimento do estado.

Diretor da Seplan, Alexandre Tostes, afirmou que os projetos vão beneficiar a população acreana. Foto: cedida

“Essas iniciativas reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento do Acre e com a melhoria dos serviços prestados à população. O projeto Governo Digital representa um passo importante para tornar o Estado mais moderno, com serviços públicos integrados, eficientes e acessíveis ao cidadão. Já o Fundo Clima contribui diretamente para o aumento da renda das famílias rurais e para o avanço da sustentabilidade social e ambiental, que são pilares da atual gestão”, destacou Tostes.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco monta estrutura para acolher até 100 animais no Parque de Exposições

Kevin Souza

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Raimundo Souza

Chiclete com Banana anima Festa do Trabalhador em Rio Branco nesta quarta (30), na Arena da Floresta

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco estende validade de concurso público até 2027

Kevin Souza

Bolsonaro tenta reverter ação do golpe após cautelares, mas não há precedentes no mundo; entenda

Raimundo Souza

Programa Move Mais Vendas do Sebrae qualifica 48 pequenos negócios no Acre

Marcio Nunes