23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre recebe antídoto destinado ao tratamento de intoxicações por metanol

Publicado em 10/10/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), recebe nesta sexta-feira, 10, do Ministério da Saúde, 16 unidades do antídoto fomepizol, destinado ao tratamento de intoxicações por metanol, associadas ao consumo de bebidas adulteradas.

Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade distribuída para cada estado foi definida considerando a população divulgada pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assegurando oferta equânime e resposta rápida a emergências toxicológicas.

“A entrega prioritária ao Acre se deve à posição geográfica do estado, que faz fronteira com países onde há histórico de circulação de bebidas adulteradas, além da dificuldade logística para o rápido acesso a tratamentos especializados. Dessa forma, a disponibilização do fomepizol representa um avanço significativo na capacidade de resposta das unidades de saúde locais, especialmente em situações de emergência toxicológica”, explica o chefe do departamento de assistência farmacêutica, Marcelo Xavier.

O fomepizol é uma alternativa ao tratamento já realizado com etanol farmacêutico. Utilizado em casos de intoxicação por metanol, o medicamento atua com alta eficácia e segurança, impedindo que o metanol seja metabolizado em ácido fórmico, prevenindo, assim, a acidose metabólica.

Fomepizol é considerado a primeira escolha no tratamento de intoxicações por metanol e etilenoglicol. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

“Enquanto o etanol permanece como alternativa terapêutica válida, o fomepizol é considerado a primeira escolha no tratamento de intoxicações por metanol e etilenoglicol, proporcionando maior segurança ao paciente, fácil de usar e tem menos efeitos colaterais e reduzindo a necessidade de monitoramento intensivo”, salienta Marcelo Xavier.

Embora o Acre não tenha nenhum caso registrado de intoxicação por metanol, a Sesacre mantém atenção contínua por meio de Vigilância Sanitária e de Vigilância e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

“O recebimento dessas unidades do antídoto fomepizol representa um avanço importante na segurança da nossa população. É uma medida estratégica que reforça nossa capacidade de resposta diante de casos de intoxicação por metanol. Seguimos atentos e preparados para garantir atendimento rápido e eficaz, protegendo a saúde de todos os acreanos”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Anvisa proíbe produtos à base de alulose, um tipo de adoçante; entenda

Kevin Souza

Governo convoca aprovados em processos seletivos da Educação

Jamile Romano

Marina defende criação de marco regulatório de emergência climática

Raimundo Souza

Suspeito conhecido como “Orelha” é preso no Rio Croa por homicídio

Kevin Souza

Vice-governadora Mailza Assis abre 2º Seminário Estadual em Defesa da População em Situação de Rua no Acre

Marcio Nunes

Segurança Pública intensifica operações especiais em Rio Branco durante Carnaval

Jamile Romano