24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Mundo

Hamas declara fim da guerra e início de cessar-fogo permanente

Khalil al-Hayya, chefe do Hamas exilado da Faixa de Gaza, declarou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra com Israel e início de um cessar-fogo permanente. Em discurso televisionado, ele pontuou que o grupo recebeu garantias dos Estados Unidos, mediadores árabes e Turquia de que o conflito terminou definitivamente.

“Hoje, anunciamos que chegamos a um acordo para pôr fim à guerra e à agressão contra nosso povo e iniciar a implementação de um cessar-fogo permanente, a retirada das forças de ocupação, a entrada de ajuda humanitária”, anunciou.

Ainda de acordo com al-Hayya, foi acordada a abertura da passagem de Rafah, que fica no sul de Gaza, em ambas as direções. Essa passagem fica na fronteira com o Egito. O líder do grupo radical acrescentou que 250 palestinos que foram condenados à prisão perpétua serão libertados como parte do acordo, além de 1.700 prisioneiros de Gaza que foram detidos depois de 7 de outubro de 2023, quando o conflito começou.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Primeira missa na Notre-Dame reaberta tem recado sobre crise política da França

Raimundo Souza

China: Cientistas testam cepa da Covid que mata 100% dos doentes

Jamile Romano

VÍDEO: Turistas fogem de piscina em todo de prédio durante terremoto na Tailândia

Raimundo Souza

Cadeira vazia: EUA não enviarão nenhum representante de alto escalão à COP30

Raimundo Souza

Com quase 3 h de atraso, cessar-fogo passa a valer na Faixa de Gaza

Raimundo Souza

OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

Jamile Romano