As vigas da obra de extensão da ponte sobre o Rio Tarauacá, na BR-364, estão sendo demolidas após apresentarem falhas de qualidade. A extensão de 70 metros da ponte, iniciada em março de 2024 com investimento superior a R$ 8 milhões, tinha previsão de conclusão em um ano, mas agora só deve ser entregue em março de 2026.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), quatro vigas não atenderam à qualidade mínima exigida e estão sendo demolidas para dar lugar a novas estruturas. A responsabilidade pela reconstrução é da Construtora Matera Engenharia, do Rio Grande do Norte, que arcará integralmente com os custos da correção.
Cada viga tem 35 metros, e além da substituição das quatro condenadas, outras cinco serão construídas como parte do projeto de ampliação. A ponte, inaugurada em 2011, já passou por desmoronamentos na cabeceira nos anos de 2014 e 2022, o que motivou a atual intervenção, considerada uma solução definitiva.
O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, afirmou que a obra foi paralisada enquanto a empresa contestava a decisão, mas que a reconstrução já começou. “A gente sabe que é importante demais ter a qualidade na obra. Se Deus quiser, entregamos entre março e abril de 2026”, declarou.
O prolongamento da ponte é uma tentativa de corrigir um erro de engenharia identificado em um relatório do Dnit de 2016, que apontou que a estrutura original foi construída no lado errado da curva do rio, o que favoreceu os desbarrancamentos.
Somadas as obras nas pontes dos rios Purus, Tarauacá, Envira, Diabinho e Juruá, os investimentos do Estado e da União ultrapassam R$ 245 milhões.
A ponte
Extensão: 300 metros
Largura: 14,4 metros
Faixas de Rolamento: 2
Vão central: 104 metros
Gabarito de Navegação: 8 metros de altura e 50 de largura
Estrutura Principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5 metros, 100 metros e 65,5 metros, quatro mastros de 14,9 metros, construída em balanços sucessivos.
Estruturas de transição: Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com dois vãos de 35,4 metros.

