23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Fapac abre inscrições para bolsa de inovação destinada a agricultores das cadeias do abacaxi e da mandioca

Publicado em 08/10/2025

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e promover práticas sustentáveis de produção, o governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), está com inscrições abertas para o Programa Cadeia Produtiva Especial, nas modalidades “Inovação Tecnológica” e “Mentoria”, voltado às cadeias produtivas do abacaxi, em Tarauacá, e da mandioca, em Rio Branco.

O programa terá duração de três meses e busca incentivar a inovação tecnológica alinhada à sustentabilidade, apoiando agricultores familiares por meio da concessão de bolsas de inovação tecnológica. Os selecionados terão a oportunidade de implementar novas práticas de manejo e produção sustentável, com foco na conservação do solo e da água, aumento da produtividade e valorização da identidade local.

Mandioca é um dos produtos mais cultivados do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além dos produtores, o programa também prevê a seleção de um mentor, profissional responsável por acompanhar os agricultores contemplados com as bolsas. O mentor atuará no planejamento e execução de ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas, promovendo a melhoria da organização socioprodutiva e o intercâmbio de conhecimentos técnicos e tradicionais.

“Esse projeto piloto é o primeiro passo de uma política que valoriza quem trabalha na terra e aposta na inovação como caminho para o desenvolvimento sustentável do Acre”, destacou o presidente da Fapac, Moisés Diniz.

A iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, fortalecendo o protagonismo dos agricultores familiares e ampliando as oportunidades de geração de renda.

O valor da bolsa inovação, destinada aos agricultores familiares de Tarauacá, atuantes na cadeia produtiva do abacaxi, e aos agricultores familiares residen­tes no município de Rio Branco que atuem na cadeia produtiva da mandioca, será de R$ 3 mil, pago em duas parcelas. A duração do programa será de três meses.

Já a bolsa mentoria, destina-se a um profissional residente no estado do Acre, com ensino superior nas áreas de Ciências Biológicas ou Ciências Agrárias, ou em outras áreas afins e que possua especialização na área ambiental. É necessário ter expe­riência comprovada com produção sustentável e também já ter trabalhado em comunidades rurais e/ou extrativistas.

É indispensável ter disponibilidade para viajar e realizar trabalho de campo na área rural dos municípios de Tarauacá e Rio Branco. O valor da bolsa será de R$ 46 mil, pago em duas parcelas.  Para mais informações sobre o programa acesse o edital completo no link: Edital 005.2025 Retificado 03.10.2025. 

Cronograma, vagas e critérios  

DESCRIÇÃO DATA
Publicação do Edital 19/09/2025
Período de inscrição 24/09/2025 – 24/10/2025
Período de seleção 30/10/2025 – 06/11/2025
Divulgação do resultado preliminar 07/11/2025
Prazo para recurso 10/11/2025 – 11/11/2025
Divulgação do resultado final 17/11/2025

 

BOLSA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Município Público-alvo AC* AF** PcD*** TOTAL
Rio Branco (AC) Produtores (as) de mandio­ca que sejam sócios(as) ativos(as) de associação/coo­perativa de produtores. 15 06 02 23
Tarauacá (AC) Produtores (as) de abacaxi que sejam sócios(as) ativos(as) de associação/cooperativa de produtores. 27 12 04 43

*AC – Ampla concorrência/ **AF – Ações afirmativas / ***PcD – pessoa com deficiência

BOLSA MENTORIA
Município Público alvo AC* TOTAL
Todos os municí­pios do Acre** Profissional com ensino superior nas áreas de Ciências Biológicas ou Ciências Agrárias, ou em outras áreas afins e que possua espe­cialização na área ambiental. É necessário ter experiência com produção sustentável e com comunidades rurais e/ou extrativistas. 01 01
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Um mês de calamidade: a cronologia dos alertas da tragédia no RS

Raimundo Souza

EUA e Brasil terão reunião técnica sobre tarifas neste domingo, diz Mauro Vieira

Raimundo Souza

Bocalom recebe visita institucional do Deputado Estadual Eduardo Ribeiro e do bispo Dom Joaquín

Marcio Nunes

Castro apresenta a Moraes sistema de câmeras da PM e sala de inteligência da Segurança do Rio

Kevin Souza

Poder Judiciário do Estado do Acre disponibiliza vagas em programa de residência em TI

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza obras de pavimentação e tapa-buracos no 6 de Agosto

Raimundo Souza