25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Educação do Acre realiza formação para professores mediadores de Rio Branco e do interior

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou na manhã desta terça-feira, 7, a terceira formação para professores mediadores de Rio Branco. A formação foi realizada no auditório da Estácio/Unimeta, e também está sendo replicada de forma online para o interior.

É a terceira fase da formação dos professores mediadores. A primeira ocorreu no dia 16 de setembro e a segunda etapa no dia 2 de outubro. Ao todo, incluindo as formações que são realizadas no interior, 1.450 profissionais já foram contemplados.

Em 2025, 1.450 professores mediadores já fizeram formação. Foto: Stalin Melo/SEE

O professor Joaquim Oliveira, da Divisão de Formação Especializada Continuada (Difec) do Departamento de Educação Especial da SEE, explica que no primeiro semestre as formações presenciais ocorrem em diversos municípios, como Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, mas que agora, no segundo semestre, por meio do Centro de Mídias Educacionais (Cemeac), a formação chega ao interior.

“Nesse momento vamos tratar da saúde mental e estamos trazendo essa temática para contemplar os professores da educação especial, para que possamos fazer um trabalho colaborativo e para que se possa fluir com essa temática e proporcionar ao professor fazer um trabalho com mais eficácia em sala de aula”, afirmou.

Professora Suzy Carvalho: “Sem conhecimento não tem como fazer inclusão”. Foto: Stalin Melo/SEE

A professora Francilene Araújo, que trabalha no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), destacou a importância da formação para os professores mediadores. “A gente sempre agrega alguma coisa, e sem saúde mental não tem como fazer um bom atendimento”, disse.

Quem também trabalha no Instituto de Educação Lourenço Filho é a professora Suzy Carvalho. Para ela, participar da formação e, sobretudo, saber mais sobre saúde mental, é fundamental para se trabalhar com os alunos. “Sem esse conhecimento não tem como fazer a inclusão”, destacou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vacina brasileira de covid fortalece ciência e país, diz ministra

Raimundo Souza

Governo do Acre aumenta em 150% os recursos destinados às escolas estaduais e muda regras de uso

Marcio Nunes

CPF irregular pode bloquear pagamento do Bolsa Família

Jamile Romano

Defesa de suspeito de atropelar e matar advogada no Acre confirma que ele vai se entregar nesta semana: ‘Estava em pânico’

Jamile Romano

Michelle posta versículo bíblico após fala de Fux em julgamento no STF

Redacao

Vice-governadora Mailza Assis participa de ação social no bairro Cidade do Povo

Raimundo Souza