24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo avalia andamento das ações do Programa Progestão Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), deu início nesta segunda-feira, 6, à segunda missão de supervisão do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Acre (Progestão Acre) deste ano. A missão se estende até sexta-feira, 10, promovendo reuniões com todos os órgãos envolvidos na execução do projeto no Estado do Acre.

A reunião de abertura foi realizada na Sala de Governança da Seplan, em Rio Branco. Foto: Ascom/Seplan

A abertura da missão foi realizada na sala de Governança da Seplan, no Palácio das Secretarias, em Rio Branco, onde a equipe de técnicos do Banco Mundial foi recepcionada pelo secretário de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão, junto da equipe da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP). Estiveram também presentes o secretário de Estado de Administração (Sead), Paulo Roberto Correia; a controladora-geral do Estado do Acre (CGE/AC), Mayara Cristine Bandeira de Lima; o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), Francisco Assis; e a servidora do Ministério do Planejamento e Orçamento, Ana Vitória Lessa.

A missão tem como principal objetivo acompanhar o andamento das ações do Programa Progestão Acre, avaliando o status de implementação das atividades pactuadas e os resultados alcançados no período anterior. Durante a missão, serão discutidos de forma detalhada os avanços, desafios e gargalos identificados pelos órgãos executores, com o intuito de corrigir eventuais falhas, repactuar metas e ajustar estratégias para o próximo semestre. Segundo o chefe da UGP Progestão Acre, Leandro Knorst, o encontro é essencial para garantir a eficiência na execução do projeto e o alcance dos resultados esperados, fortalecendo o acompanhamento conjunto entre o governo e o Banco Mundial.

Boas-vindas

O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, ressaltou que o encontro representa mais um passo importante na consolidação de uma gestão moderna e eficiente no Acre. Ao dar boas-vindas aos representantes do Banco Mundial e do governo federal, ele destacou que o Progestão é um marco na transformação da administração pública acreana, fortalecendo o planejamento, a governança e a capacidade técnica do Estado. O gestor frisou que parcerias como essa têm sido fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia e para posicionar o Acre como referência em inovação e transparência.

O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou a importância das parcerias para o impulsionamento do desenvolvimento sustentável do Acre. Foto: Ascom/Seplan

“O grande desafio é promover o desenvolvimento com sustentabilidade, aprimorando ferramentas e práticas de gestão, transformando a cultura organizacional e mantendo o foco em resultados. A operação Progestão é o caminho para essa virada do Acre”, afirmou.

Expectativas do Banco Mundial

O especialista em setor público do Banco Mundial e co-gerente do projeto Progestão, Gustavo Bozzetti, explicou que a missão de supervisão tem como principal objetivo acompanhar de perto a execução do projeto e apoiar o governo do Acre no avanço das contratações e dos resultados previstos. Ele destacou que esta é a terceira missão de supervisão realizada no Acre e que o foco do trabalho está voltado tanto para o cumprimento dos indicadores fiscais quanto para o fortalecimento das políticas públicas e da gestão estadual a longo prazo.

O especialista do Banco Mundial, Gustavo Bozzetti, destacou que a missão busca alinhar estratégias e garantir avanços na execução do projeto. Foto: Ascom/Seplan

Segundo o especialista, a equipe do Banco Mundial pretende, até o encerramento da missão, realizar um diagnóstico preciso sobre os principais desafios enfrentados pelos órgãos executores e alinhar um plano de ação prático para garantir a execução eficiente das próximas etapas. “A gente pretende principalmente destravar boa parte das contratações, entender mais os desafios internos e montar um plano de ação bem mais detalhado, bem ‘mão na massa’ junto com as equipes, para que a gente atinja a expectativa de desembolso e de entrega de contratos e resultados previstos até metade do ano que vem”, afirmou.

Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público

O Progestão Acre aborda seis áreas da gestão central do governo, como gestão de recursos humanos, pensões, aquisições, gestão de investimentos públicos, empresas estatais e gestão de ativos. Além disso, o programa foca em três setores estratégicos: saúde, educação e assistência social. Essas áreas foram selecionadas com base em critérios como alinhamento estratégico, capacidade de implementação, impacto nos beneficiários e compatibilidade com os compromissos corporativos do Banco Mundial.

As secretarias envolvidas no projeto são: Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEASDH) e Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Assistência ao parto avança no Brasil, mas pré-natal ainda preocupa

Redacao

Nota de esclarecimento sobre as aulas na rede estadual de ensino

Raimundo Souza

Jovem de 19 anos morre após celular explodir enquanto carregava no Acre

Jamile Romano

Projeto sobre subsídio no transporte pega vereadores de surpresa e gera críticas na Câmara de Rio Branco

Kevin Souza

Governo do Acre amplia transporte escolar na zona rural de Cruzeiro do Sul com novas caminhonetes

Raimundo Souza

Princesinha do Acre, Xapuri, completa 120 anos de história

Raimundo Souza