25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Artesanato e sabores acreanos marcam presença em evento nacional na Ufac

Publicado em 02/10/2025


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participa do 39º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Enanpoll), que está sendo realizado de 1º a 3 de outubro, na Universidade Federal do Acre (Ufac). O artesanato e o empreendedorismo acreano são destaques no evento.

O evento nacional tem como tema “As políticas de pesquisa e pós-graduação na área de Linguística e Literatura em um país de múltiplas fronteiras, múltiplas culturas, múltiplas língua(gens) e múltiplas identidades” e reúne pessoas de diversos estados.

Tania Romero, professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, aproveitou a oportunidade e garantiu acessórios e doces regionais na loja instalada pela Casa do Artesanato, no Centro de Convenções da Ufac. “Comprei um colar maravilhoso, que combina com a minha roupa, que vai combinar com um monte de coisa, porque é um colar leve e muito colorido e leva uma lembrança maravilhosa do Acre, que eu estou amando”, explica.

Tania é professora da área de Linguística Aplicada e trabalha com formação de professores de língua inglesa. Foto: Bruno Moraes/Sete

A professora também exaltou a culinária acreana e elogiou o espaço da Ufac. “O Acre é muito mais do que a gente imagina. Eu, logo que eu fiquei sabendo que o evento ia ser aqui no Acre, já me interessei, comprei a passagem imediatamente e estou assim maravilhada com o estado. É realmente entusiasmante. A culinária é fantástica. Comi, assim que cheguei, uma moqueca que foi a melhor que eu comi na vida”, conta.

A coordenadora do Artesanato Acreano da Sete, Risoleta Queiroz, ressalta que a loja foi muito bem visitada na primeira manhã do evento. “Trouxemos peças do nosso artesanato para montar a loja, que está sendo muito bem visitada. As vendas estão ‘bombando’ e vamos ter que repor as peças. É gratificante saber que as pessoas se interessam pelos nossos produtos do artesanato e ficam muito encantadas”, destaca.

Risoleta destaca que peças serão vendidas durante todo o evento. Foto: Bruno Moraes/Sete

Para o evento, a Casa do Artesanato Acreano levou variedades em biojoias, peças em madeira, látex, colares, artesanato indígena e artigos decorativos.

Loja recebe grande movimento durante primeira manhã do evento. Foto: Bruno Moraes/Sete

Economia solidária

Com a realização de eventos nacionais, o empreendedorismo acreano também ganha. No espaço, foram montadas barracas para venda de lanches, pratos típicos e sobremesas.

A empreendedora Maria Dulcilene Alves, que trabalha na Feira de Economia Solidária há 19 anos, apresenta o empreendimento Império da Picanha, com pratos típicos do Acre, com sabores como tucupi, carnes, bobó, pirarucu e galinha picante.

Maria Dulcilene trabalha com o segmento de alimentação há 19 anos em Feira da Economia Solidária. Foto: Bruno Moraes/Sete

“O cheiro [da comida] vai buscar longe. Eu sempre uso ingredientes de boa qualidade e isso atrai as pessoas. A nossa expectativa é vender muito bem durante o evento”, disse.

Gastronomia acreana chama atenção de participantes do evento. Foto: Bruno Moraes/Sete

O professor Ronilson de Souza, natural do Maranhão e morador de Lábrea (AM), afirma que conhece pouco da culinária acreana, mas aproveitou a oportunidade da feira no evento para pedir um arroz com tucupi, um dos pratos típicos do estado.

Ronilson é professor do Instituto Federal do Amazonas e aluno de doutorado na Ufac. Foto: Bruno Moraes/Sete

“Eu passei um ano aqui, e conheço um pouco da culinária. Estou achando o evento muito interessante, muito bacana e a feira aqui também, para podermos fazer um lanche e almoçar por aqui mesmo e hoje eu vou provar o arroz no tucupi, que ainda não conheço”, destaca.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Réveillon da Família reúne milhares em Cruzeiro do Sul e celebra esperança e união

Raimundo Souza

Semana começa com calor intenso e possibilidade de chuvas isoladas no Acre

Kevin Souza

Moraes é único brasileiro em lista de influentes de 2025 do Financial Times

Raimundo Souza

Sala de situação da Segurança Pública do Acre monitora realização do Concurso Nacional Unificado no estado

Raimundo Souza

Com a presença da vice-governadora Mailza, PGE inaugura galeria de ex-procuradores do Estado

Raimundo Souza

Governo inaugura 2º Batalhão da Polícia Militar, reforçando a segurança pública no 2º Distrito de Rio Branco

Marcio Nunes