26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Reitora do Ifac destaca criação do novo campus em Feijó

Publicado em 12/03/2024

Em solenidade realizada nesta terça-feira (12/03), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil), em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, participou da solenidade e destacou que a criação de uma nova unidade da Rede Federal no Acre representa o compromisso do Governo Federal com uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “Saber que o Acre está contemplado entre os Estados que vão receber novos campi da Rede Federal é um privilégio. É reflexo de uma gestão que preza pela educação e tem como foco um futuro pautado no ensino, no profissionalismo da sociedade e na oferta de oportunidades”.

Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, o anúncio do novo campus em Feijó, representa o início de um novo ciclo para o Ifac, visto que nos últimos anos a instituição se dedicou em consolidar a Rede Federal no Acre, por meio de políticas educacionais e entrega de sedes próprias para todas as unidades da instituição.

“Hoje, os seis campi do Ifac e a unidade da Reitoria têm casa própria. São estruturas que, juntas às práticas de ensino, pesquisa e extensão, e políticas institucionais, garantem qualidade a cada aluno e aluna do Ifac. São espaços com infraestrutura para atender a necessidade de cada região acreana e as formações ofertadas conforme os diversos eixos tecnológicos dos cursos disponibilizados pelo Ifac”.

A reitora do Ifac ainda disse que a nova unidade representa mais oferta de vagas para o Acre, mas que continuará atuando junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para que novos campi sejam criados no Estado. “Com a chegada de mais uma unidade, com certeza, será possível garantir a ampliação e interiorização da oferta de educação profissional e tecnológica no Acre, mas continuaremos a luta para que novos campi sejam criados no nosso Estado”, destacou a reitora do Ifac.

Criado em dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, o Instituto Federal do Acre entra em efetivo funcionamento no ano de 2010, a partir da posse coletiva dos primeiros servidores e início da oferta de cursos técnicos, nos municípios de Xapuri, Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. As unidades da Baixada do Sol e Tarauacá terão as atividades iniciadas nos anos de 2012 e 2014, respectivamente.

Atualmente, o Ifac conta com mais de 6 mil estudantes no Acre, em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Com mais uma unidade da Rede Federal sendo construída no Estado, a expectativa é de ampliação educacional e capacitação técnica de ainda mais pessoas.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Trágico: Um militar do Exército faleceu depois que um caminhão tombou numa ribanceira na BR-364

Raimundo Souza

Correios lança campanha nacional de Natal, lançamento regional será nesta quarta-feira (6)

Jamile Romano

Ministro Edson Fachin autoriza governador Gladson Cameli a viajar para a China 

Jamile Romano

Michelle Melo promove debate sobre implementação da Lei Federal 13.935/19 para suporte escolar para inclusão de profissionais como psicólogos e assistentes sociais.

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Marcio Nunes

Pagamento de junho dos servidores ativos do Estado já está na conta

Raimundo Souza