25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação do Acre leva projeto Inovação em Ação à escola Santa Fé

Pela rodovia AC-010 (Estrada de Porto Acre) são 32 km até a entrada do ramal da Linha 7. Depois, mais 14 km até chegar à Escola Santa Fé, bem próximo a Cachoeira do Abraão, onde a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) levou nesta terça-feira, dia 30, o projeto “Da cidade para o campo – Inovação em ação”.

Na Escola Santa Fé estudam, de acordo com o gestor, professor Célio Brito, um total de 67 alunos matriculados no ensino fundamental, anos finais, e também no ensino médio, além de ser anexo de uma escola municipal que trabalha com o ensino fundamental, anos iniciais.

E foi neste ambiente que o Departamento de Inovações Educacionais, por meio da divisão de tecnologias educacionais, levou até a escola ações dos núcleos de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA), Incentivo ao Conhecimento (NIC) e Automação Escolar e Robótica (Nare).

Durante as atividades também aconteceram as entregas de uma impressora 3D e 20 chromebooks. Para o professor Célio Brito, o material irá possibilitar trazer mais alunos para a escola e também garantir um ensino de qualidade para a Santa Fé, que é de difícil acesso.

“A robótica hoje vem ampliando cada dia mais o conhecimento desses alunos e com essa grande ação, que começou com uma participação em uma mostra da Viver Ciência Itinerante, vem trazendo esses investimentos e esses recursos para a nossa comunidade”, disse.

O professor Célio Brito se refere, de modo especial, a um projeto desenvolvido pela escola que é a Escola Flutuante, o protótipo de uma embarcação que, para atender o maior número de alunos nas comunidades ribeirinhas, seria transformada em uma escola com salas de aula, cozinha e toda a estrutura escolar.

Durante as ações desenvolvidas, os alunos puderam ter acesso aos serviços ofertados pelo Departamento de Inovação, como os jogos matemáticos do NMCA, os robôs inteligentes do Nare, além dos óculos de realidade virtual do NIC.

Danielly Farias e Ana Luisa Rodrigues são alunas da segunda série do ensino médio e relataram a experiência que tiveram com os óculos de realidade virtual. “Foi muito legal, a sensação é que estava voando”, disse Danielly Farias. “Me deu frio na barriga, eu nunca tinha visto, mas é importante trazer essas experiências para a nossa escola”, afirmou Ana Luisa Rodrigues.

Já o aluno Marcos Kaleb dos Anjos, do sétimo ano do ensino fundamental, anos finais, experimentou diversos jogos matemáticos. “Estou achando tudo muito legal, a maioria dos jogos eu não conhecia ainda, é a primeira vez que estou tendo contato”, fez questão de dizer.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Panorama, produtores de macaxeira recebem incentivo da prefeitura

Marcio Nunes

Pai do senador Alan Rick morre aos 81 anos em Portugal

Jamile Romano

Acre fortalece vigilância em saúde com capacitação em febre maculosa

Redacao

Missão técnica leva empresários acreanos ao Oeste catarinense

Marcio Nunes

Fundhacre retoma exames de espirometria em Rio Branco

Marcio Nunes

Linguagem de sinais caseira é tema de formação para intérpretes e tradutores de Libras em Rio Branco

Marcio Nunes