Os presidentes de Brasil e EUA, Lula e Donald Trump, se encontraram hoje pela primeira vez. O líder norte-americano afirmou que eles se abraçaram e combinaram um encontro para a próxima semana, sem especificar quando e onde.
A coluna já havia confirmado que os dois trocaram um aperto de mãos, em um encontro rápido nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. Um encontro entre ambos, mesmo que brevemente, passou a ser uma possibilidade desde a véspera da Assembleia Geral, fontes dos dois países indicavam à coluna.
‘Tenho um pequeno problema em dizer isso, porque devo dizer que eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos. Eu o vi, ele me viu e nós nos abraçamos E então eu estou dizendo. Você acredita que eu vou dizer isso em apenas dois minutos? Mas nós realmente concordamos que nos encontraríamos na próxima semana. Nós não tivemos muito tempo para falar, cerca de 20 segundos. Eles estavam em retrospecto. Estou feliz de ter esperado’
Donald Trump
O presidente americano Donald Trump afirmou em discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23/9) que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “um bom homem” e disse que os dois mandatários devem se encontrar na semana que vem.
“Nós o vimos, eu o vi. Ele me viu e nos abraçamos. E então eu disse: ‘Você acredita que vou falar em apenas dois minutos?’ Na verdade, combinamos de nos encontrar na semana que vem. Não tivemos muito tempo para conversar, uns vinte segundos e pouco, pensando bem”, afirmou Trump.
“Tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se isso for do interesse dele. Mas ele parece um homem muito legal. Na verdade, ele… Ele gostou de mim, eu gostei dele, mas… E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto, eu não faço [negócios] quando não gosto da pessoa. Quando não gosto, eu não gosto.”
Trump afirmou que eles estiveram juntos por “30 segundos”. “Tivemos uma química excelente.”

