28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeito de Rio Branco participa de Oficinas do Programa Fronteira Integrada em Brasileia

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou nesta segunda-feira (22), das oficinas de planejamento territorial do Programa Fronteira Integrada, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O evento, realizado em Brasileia, visou discutir a integração e o desenvolvimento sustentável da faixa de fronteira, abordando questões que afetam diretamente os municípios e comunidades localizadas nas áreas de fronteira, como a segurança, a economia e a infraestrutura.

Durante o evento, o gestor destacou a importância da parceria entre os entes federativos para enfrentar os desafios da região. “Estou feliz em saber que o Governo Federal está ouvindo os prefeitos, vereadores e a comunidade dessa região de fronteira. Temos um problema muito sério com o tráfico de armas e drogas, especialmente nas fronteiras com o Peru e a Bolívia, e é essencial que o governo ouça as realidades locais para poder tomar as providências necessárias”, afirmou o prefeito.

Ele também enfatizou a necessidade de melhorar a qualidade de vida da população amazônica, argumentando que políticas de assistência social, como o Bolsa Família, não são suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da região.

“A grande maioria da população aqui vive de Bolsa Família, mas qualidade de vida não vem com Bolsa Família, vem com a geração de emprego e oportunidades”, afirmou.

O evento também contou com a presença de Dayve Moraes Piva, coordenador-geral de Assuntos de Fronteira do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que destacou o propósito das oficinas como uma ação integrada entre os governos federal, estadual e municipal.

“O principal motivador desse seminário é promover a integração de ações entre os governos e as comunidades ao longo da faixa de fronteira, visando à melhoria da segurança e ao fomento da economia local”, disse Piva. Ele ressaltou a importância da colaboração entre os governos para combater as ameaças das facções criminosas que avançam pela região, e a necessidade de uma abordagem coordenada para combater o tráfico de drogas e proteger os povos locais, como os ribeirinhos e indígenas.

Francimar Cavalcante, chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais da Secretaria de Planejamento (Seplan) do Estado do Acre, também participou do evento e reforçou a importância de ouvir a população local para o desenvolvimento do estado.

“O governo do Acre tem promovido ações para empoderar os municípios no processo de desenvolvimento, e este encontro tem como objetivo ouvir a população e criar planos de ação que realmente atendam às necessidades locais”, afirmou Cavalcante.

As oficinas de planejamento territorial são parte do esforço do Programa Fronteira Integrada para promover a integração regional, melhorar a infraestrutura, segurança e fomentar a economia local. O Programa Fronteira Integrada é uma ação estratégica do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, visando transformar a região de fronteira em um território mais seguro, sustentável e economicamente dinâmico.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretaria de Obras avança em serviços de revitalização do Teatrão

Jamile Romano

Senador Sérgio Petecão propõe ampliar Área de Livre Comércio também em Assis Brasil

Marcio Nunes

Com mais de 775 mil atendimentos realizados, OCA Xapuri celebra 15 anos de história ao lado da população

Marcio Nunes

Governo realiza neste feriado e final de semana mutirão de exames na Fundhacre

Jamile Romano

Procissão de São Sebastião deve receber mais de 20 mil pessoas no interior do Acre; veja programação

Jamile Romano

Energisa orienta sobre cuidados no período chuvoso

Jamile Romano