25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Condecon realiza 12ª reunião ordinária e discute novas políticas de defesa do consumidor

Representantes de diversos órgãos de defesa do consumidor se reuniram na sede do Procon. Foto: Ellen Hannashara/Procon

Na sexta-feira, 19, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) recebeu, em sua sede administrativa, a 12ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), para discutir e deliberar sobre assuntos administrativos e pautas em favor dos consumidores acreanos.

O encontro contou com a participação de representantes do Ministério Público do Acre (MPAC), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Estado (DPE), Polícia Civil do Estado do Acre (PC/AC), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB) e do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária.

Inicialmente, os integrantes do Condecon dialogaram sobre ações de caráter administrativo e prestação de contas. Em seguida, discutiram o projeto Procon Educa e sua aplicabilidade junto a consumidores e fornecedores. Também foi abordado o convite para o 2º Fórum de Direito do Consumidor da Região Norte, a ser realizado em Manaus.

“As nossas reuniões do Condecon têm como objetivo fortalecer a proteção dos direitos dos consumidores, aprimorando o diálogo entre entidades públicas e a sociedade. Estamos, cotidianamente, trocando informações e debatendo, no cenário local e até em âmbito nacional, o que é melhor para os consumidores do Acre”, destacou a presidente do Procon, Alana Albuquerque.

Na sequência da reunião, a gestora consumerista relatou sobre a sessão solene que será realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A expectativa é que o ato legislativo ocorra na segunda quinzena de outubro. O autor da proposta é o deputado estadual Pedro Longo, que também é membro do Condecon.

Presidente do Procon, Alana Albuquerque, debateu sobre as ações consumeristas. Foto: Ellen Hannashara/Procon

Por fim, o defensor público Rodrigo Chaves, chefe do Núcleo de Promoção e Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon), debateu sobre a Resolução nº 4.790/2020 do Banco Central, que garante o direito de consumidores superendividados de cancelar autorizações de débito em conta-corrente ou conta-salário.

“A Defensoria Pública e o Procon têm recebido diversas reclamações de consumidores que encontram dificuldades para revogar empréstimos junto aos bancos. Diante desses relatos, levamos essa preocupação ao Condecon, com o objetivo de reforçar notificações às instituições financeiras para que cumpram as normas estabelecidas pelo Banco Central em prol dos consumidores”, explicou o defensor.

Outra instituição atuante no Condecon é a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, representada pela advogada Larissa Mendes. Na oportunidade, a jurista também ponderou sobre iniciativas de combate ao superendividamento e demais ações que buscam harmonizar as relações de consumo.

Assuntos administrativos e atividades em prol dos consumidores acreanos foram debatidos na reunião. Foto: Ellen Hannashara/Procon

“A participação da OAB no Condecon é essencial para garantir que as decisões sejam juridicamente seguras e equilibradas. Levamos a visão técnica da advocacia para fortalecer a proteção dos consumidores e assegurar que todas as ações respeitem o devido processo legal. Com isso, demonstramos para a comunidade que a nossa instituição, além de amparar os advogados, também serve à população acreana”, pontuou Larissa Mendes.

A 12ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor também contou com a presença do procurador de Justiça do MPAC, Carlos Maia; do procurador do Estado, Lucas Bonifácio; do delegado da Polícia Civil, Alex de Souza; da técnica da Divisão de Assessoramento da SEE, Elane Guedes; da assessora técnica da Ageac, Ana Paula Macêdo; e do técnico da Vigilância Sanitária Estadual, Raimundo Prado Neto.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mais de 12 mil atendimentos por síndrome gripal são registrados no Acre em 2025, aponta boletim

Jamile Romano

‘Se governo perder caso das tarifas na Suprema Corte, será o fim dos EUA’, diz conselheiro de Trump

Raimundo Souza

TJAC e parceiros realizam campanha em apoio aos atingidos pela enchente

Jamile Romano

Prefeitura inicia preparativos para atender famílias desabrigadas pela enchente do Rio Acre

Raimundo Souza

Papa facilita contratação de trabalhadores com deficiência no Vaticano

Redacao

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Jamile Romano