21.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralPolítica

Trama golpista: Fux vota pela absolvição de ex-diretor da Abin

Publicado em 11/09/2025

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição de Alexandre Ramagem (foto), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), Ramagem teria atuado para descredibilizar o sistema eletrônico de votação e de fazer parte de uma organização criminosa para auxiliar Bolsonaro na divulgação de notícias falsas, em 2022.

Conforme a PGR, o deputado também participou da chamada “Abin Paralela”, para obter informações contra opositores de Bolsonaro e ter conhecimento do monitoramento ilegal de ministros do Supremo e de desafetos políticos do ex-presidente.

Apesar das acusações, Fux entendeu que Ramagem não cometeu “ações concretas” ou com “grave ameaça” contra a democracia.

“O fato de documentos encontrados com o réu Alexandre Ramagem confirmarem o alinhamento ideológico entre ele e o presidente [Bolsonaro], não conduz à conclusão de que ele praticou o crime de abolição do Estado Democrático de Direito As pessoas tem suas ideologias”, afirmou.

Crimes

Atualmente, Ramagem é deputado federal. Por estar na função, ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes imputados pela PGR.

A suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Pelo voto de Fux, Ramagem deve ser absolvido pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Placar

Apesar do entendimento do ministro, o placar pela condenação de Ramagem, Bolsonaro e mais seis réus está 2 votos a 1. Os votos pela condenação foram proferidos ontem (9) pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Após o voto sobre Ramagem, a sessão foi suspensa. Foram mais de 13 horas de voto de Fux.

O julgamento será retomado nesta quinta-feira (11), às 14h.

[AGÊNCIA BRASIL]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Três cidades do Acre estão entre as dez maiores taxas de gravidez na adolescência no Brasil

Kevin Souza

Opinião | O que acontecerá após a morte do aiatolá pelos EUA e Israel? Esses são os cenários para o Irã

Raimundo Souza

Instituições do ECTI-AC lançam Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação no Acre

Raimundo Souza

Receita paga nesta segunda último lote de restituição do IR 2024

Jamile Romano

Fifa The Best 2024: Vini Jr é eleito o melhor jogador do mundo

Marcio Nunes

Vestibular de Medicina da Ufac: Primeiro dia é marcado por congestionamento e desorientação de candidatos

Raimundo Souza