25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco participa de evento nacional sobre Governança Climática em Brasília

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está presente em um dos mais importantes encontros nacionais sobre políticas climáticas: o Seminário de Governança Climática e o 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes, que acontece em Brasília/DF, entre os dias 9 e 11 de setembro.

Representando a gestão municipal, participam do evento a secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille e a chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Aline Martins.

O encontro reúne representantes do Governo Federal, estados, municípios, especialistas e organizações parceiras para debater o fortalecimento da governança climática no Brasil, com foco na integração de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e preparação para a COP30, que será realizada em Belém/PA em 2025.

A presença de Rio Branco no evento está alinhada ao compromisso formal assumido pelo prefeito Tião Bocalom, que assinou a carta de adesão ao Programa Cidades Verdes Resilientes. Com essa adesão, o município passa a receber apoio técnico e estratégico para avançar na agenda climática, incluindo a elaboração de um perfil de riscos climáticos, perfil de emissões de gases de efeito estufa, lista de ações de alto impacto e um plano detalhado de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Segundo a secretária Flaviane Stedille, a participação da Prefeitura reforça o compromisso da gestão municipal em alinhar Rio Branco às estratégias nacionais e globais de combate às mudanças climáticas:

“Estamos vivendo um momento decisivo. A presença de Rio Branco neste debate mostra que estamos preparados para integrar esforços, trazer experiências locais e fortalecer a nossa atuação frente aos desafios ambientais que impactam diretamente a vida da população.”

Já a chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Aline Martins, destaca a importância de inserir as cidades amazônicas nesse diálogo.

“A Amazônia está no centro da agenda climática mundial, e Rio Branco precisa estar articulada com outras cidades e governos. Essa troca de experiências é fundamental para avançarmos em soluções inovadoras e inclusivas.”

O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Cidades e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Programa Cidades Verdes Resilientes, a rede C40 Cities e diversas instituições nacionais e internacionais.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae no Acre promove talk show sobre empreendedorismo feminino

Marcio Nunes

Bônus regional: MPF defende legalidade para curso de medicina da Universidade Federal do Acre

Marcio Nunes

Gladson e Mailza participam da abertura do 5º Festival do Coco em Mâncio Lima

Kevin Souza

Tá na conta! Prefeitura de Rio Branco anuncia pagamento do salário de fevereiro nesta terça

Jamile Romano

Em meio a aumento de SRAGs, educandário suspende atividades coletivas em Rio Branco

Jamile Romano

Vai começar a festa: Governo do Acre e Sebrae lançam oficialmente a Expoacre 2024

Marcio Nunes