A vice-governadora Mailza Assis recebeu nesta quarta-feira, 10, a visita do cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín. Durante o encontro, Rubín entregou uma placa de reconhecimento à vice-governadora pela contribuição do Acre à integração Brasil-Peru, especialmente no marco da 50ª edição da Expoacre 2025.
Mailza relatou ao cônsul os resultados da missão oficial ao Peru realizada em agosto, que percorreu em mais de dez dias diferentes regiões, incluindo na agenda um encontro com a presidente Dina Boluarte, além de agendas em Pucallpa, Atalaya e Puerto Maldonado.
“A equipe foi à frente visitar as regiões e concluímos a missão com a visita à presidente. Na volta, passei por Puerto Maldonado e dialogamos com a Câmara de Comércio. Já deixamos reuniões marcadas para dar continuidade a esse processo de integração”, afirmou a vice-governadora.
O cônsul Pedro Rubín reforçou a importância de fortalecer os laços entre as regiões de fronteira, destacando o potencial econômico, social e cultural do Acre e do sul do Peru. “Precisamos impulsionar a integração em todos os níveis: econômico, político e cultural. Esta região tem muito potencial e já existe uma forte base de cooperação entre nossas populações, especialmente nas áreas de comércio, saúde e apoio às comunidades indígenas”, disse.
Projetos em andamento
Entre os temas discutidos estiveram a retomada de voos regionais entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, ampliando a conectividade entre Acre e Ucayali. A vice-governadora também abordou que está em andamento a criação de grupos de trabalho binacionais, com reunião marcada já para 3 de novembro entre a Câmara de Comércio de Madre de Dios e autoridades acreanas. Também discutiram sobre a Rota Quadrante Rondon e projetos de integração por Atalaya e Marechal Thaumaturgo, fortalecendo a ligação entre comunidades amazônicas.
[Agência de Notícias do Acre]

