22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado abre programação do Setembro Amarelo com foco no bem-estar dos trabalhadores da saúde

Publicado em 05/09/2025


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deu início, nesta quinta-feira, 4, à programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. A abertura ocorreu no hall da sede da secretaria, no Centro de Rio Branco, e foi marcada por um momento de cuidado e valorização dos servidores.

As atividades foram realizadas em uma ação conjunta entre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e o Departamento de Humanização da Sesacre. O objetivo foi oferecer práticas voltadas à saúde mental, ao autocuidado e à promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“O Setembro Amarelo é um mês dedicado à prevenção do suicídio, mas o nosso foco hoje vai além: queremos ampliar o diálogo sobre saúde mental de forma geral. É essencial reforçar a importância do autocuidado e criar momentos como este, voltados para os nossos servidores, para que eles tenham espaço de escuta, acolhimento e valorização”, explica Jeane Rodrigues, representante do Departamento de Humanização.

Durante a programação, os servidores puderam participar de atividades como ginástica laboral, orientações sobre alimentação saudável, práticas integrativas e uma roda de conversa sobre saúde mental e bem-estar. Essas ações, segundo Jeane Rodrigues, fortalecem a rede de apoio e aproximam os trabalhadores de iniciativas que promovem qualidade de vida.

“É fundamental cuidar de quem cuida. Promover momentos como rodas de conversa e atividades de bem-estar é uma forma de apoiar nossos servidores, para que estejam bem e possam cuidar melhor da população. O Setembro Amarelo simboliza a luta pela prevenção ao suicídio, mas também nos lembra da importância do autocuidado contínuo, da atenção à saúde mental e ao corpo, como parte essencial da promoção da vida”, afirma a secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes.

Programação do Setembro Amarelo seguirá ao longo de todo mês, com diferentes atividades voltadas à conscientização sobre saúde mental e à valorização da vida. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O representante do Cerest, Fernando de Abreu, também reforçou o papel do cuidado integral aos trabalhadores da saúde. “Nosso propósito é justamente cuidar desses servidores. Por isso, além do atendimento psicológico, oferecemos um conjunto de ações voltadas à saúde mental, como psiquiatria, terapias e práticas integrativas. Estamos sempre buscando ampliar esse apoio, para ajudar ao máximo os servidores”, destaca.

A programação do Setembro Amarelo promovida pela Sesacre seguirá ao longo de todo o mês, com diferentes atividades voltadas à conscientização sobre saúde mental, à valorização da vida, bem como, ao fortalecimento das ações de apoio aos trabalhadores da saúde.

A chefe do Departamento de Humanização da Secretaria de Estado de Administração Pública (Sead), Laura Pontes, que também participou da programação como palestrante, ressaltou a importância da iniciativa. “Para nós é uma honra participar deste evento em parceria com a Sesacre, porque ele vem para fortalecer ainda mais o nosso compromisso com a saúde do trabalhador. Nosso propósito é justamente esse: cuidar de quem cuida. Os servidores da saúde estão na linha de frente, e momentos como este reforçam a importância de mantermos em dia as ações de promoção do bem-estar no ambiente de trabalho”, finaliza.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta terça, 24

Jamile Romano

Neste domingo (15), uma tempestade polar pode chegar ao Acre e pode causar temporais.

Raimundo Souza

Moradores levam mais de 70 corpos à praça São Lucas, no Rio, no dia seguinte a operação que deixou 64 mortos

Raimundo Souza

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Jamile Romano

Desembargador Lois Arruda marca presença no principal encontro do Judiciário

Marcio Nunes

Ifac formaliza adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos da Conab

Jamile Romano