25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Baixa adesão à vacinação contra dengue e Covid-19 coloca Acre em alerta máximo, segundo Sesacre

O Acre enfrenta uma situação preocupante em relação à vacinação contra a Covid-19 e a dengue. De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a cobertura vacinal para ambas as doenças está muito abaixo das metas estabelecidas pelas autoridades de saúde.

A situação se torna ainda mais alarmante diante dos óbitos já registrados em 2025 em decorrência dessas doenças. O relatório destaca que, no caso da vacinação contra a Covid-19, nenhum município ou regional de saúde do estado atingiu a meta de 95% de imunização entre crianças com menos de um ano. A baixa cobertura deixa esse grupo vulnerável a formas graves da doença e possíveis complicações.

A Sesacre informou que, somente neste ano, foram registradas 20 mortes por Covid-19 no estado. A maioria das vítimas eram pessoas idosas com doenças preexistentes.

No caso da vacina contra a dengue, a situação também é considerada crítica. Os dados mostram que todos os municípios do Acre apresentam taxas de imunização muito aquém do esperado. O público-alvo da campanha, formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, tem demonstrado baixa adesão.

Essa baixa procura pela vacina contra a dengue, aliada às condições climáticas que favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, eleva o risco de uma epidemia. A gravidade do cenário é confirmada por informações do Ministério da Saúde.

Até o mês de maio de 2025, já haviam sido confirmadas três mortes por dengue no estado. Além disso, o número de casos prováveis chegou a 7.875, representando um aumento superior a 112% em comparação ao mesmo período de 2024.

[kevin morais]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

A vice-governadora Mailza Assis deseja feliz natal a todos os Acreanos

Raimundo Souza

Pressão sobre Haddad põe em dúvida capital político do ministro para 2026

Raimundo Souza

Após infarto, advogado sofre acidente no caminho do pronto-socorro de Rio Branco

Jamile Romano

Vivendo no Brasil há cinco anos, Mister M diz que recebeu ‘recado do além’ sobre vir ao país

Raimundo Souza

Mazinho Serafim diz que se cheia do Rio Iaco continuar vai paralisar competição de futsal para usar quadra como abrigo

Jamile Romano

Mutirão de saúde do governo do Acre realiza mais de 300 atendimentos e cirurgias para mulheres neste sábado

Raimundo Souza