26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Áudios mostram como Malafaia tenta manipular Bolsonaro

Publicado em 23/08/2025

A atuação de Silas Malafaia nos bastidores do bolsonarismo, que ganhou destaque após áudios revelados pela Polícia Federal, mostrou a relação de manipulação do pastor com o ex-presidente, analisa José Roberto de Toledo.

O tema é um dos destaques do episódio desta semana do A Hora, podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, disponível nas principais plataformas.

Na gravação, Malafaia afirma que Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, estava falando “merda”. “Vem teu filho babaca falar merda e dando discurso nacionalista. Dei um esporro, mandei um áudio para ele de arrombar e disse: ‘A próxima que tu fizer, gravo um vídeo e te arrebento’. Falei para o Eduardo.”

Para Toledo, esses áudios mostram uma espécie de manipulação psicológica do pastor sobre Jair Bolsonaro, alternando críticas e elogios.

“Ele manipula psicologicamente o Bolsonaro o tempo todo, né? Ele fica entre a crítica e o elogio. […] Ele é um manipulador, né? E tá claro que o Bolsonaro, por continuar recebendo essas mensagens, se deixa manipular também.”

-José Roberto de Toledo

Thais Bilenky apontou o contexto político dos diálogos e como reforçam a imagem da família Bolsonaro focada em autopreservação. “Tudo somado, esse papel que o Bolsonaro se presta na relação com Malafaia, com esse linguajar chulo deles, com os objetivos muito explícitos dessas mensagens, o que que se tem? Que você vai criando, reiterando e reavivando na cabeça das pessoas a imagem dessa família que pensa no próprio umbigo” avalia.

Bilenky destaca também o timing da divulgação dessas mensagens, às vésperas do início do julgamento do ex-presidente no STF, que está marcado para setembro. “Veio agora, quando o Supremo se prepara pra julgar, quando os Estados Unidos estão fechando o cerco contra o próprio Supremo”, continua a colunista.

UOL

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Estado sinaliza parceria com a Ufac para gestão da Fundação Hospitalar

Jamile Romano

Governo aponta falta de verba para cumprir pisos de saúde e educação já em 2027

Jamile Romano

Índices de educação, saúde e economia avançam em 1º ano de Lula 3; contas públicas pioram

Jamile Romano

Alexandre de Moraes receberá Conselho Federal de Medicina para discutir aborto

Jamile Romano

Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara

Raimundo Souza

Vereador de Rio Branco tem parte do salário penhorado para quitar dívidas trabalhistas de empresa falida

Kevin Souza