23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Mais da metade da população do Acre vive em municípios com saneamento irregular

Publicado em 20/08/2025

Cinco anos depois da aprovação do Marco Legal do Saneamento, o Acre ainda enfrenta graves desafios na área. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, 56% da população acreana reside em cidades com contratos irregulares para a prestação de serviços básicos de água e esgoto. Segundo o levantamento, o Acre conta com 21 contratos irregulares.

O cenário coloca o estado entre os que apresentam maiores dificuldades para avançar rumo às metas nacionais, que preveem até 2033 o abastecimento de água para 99% da população e coleta de esgoto para 90%.

O estudo mostra que municípios com contratos irregulares são justamente os que menos investem no setor: enquanto a média nacional exigida seria de R$ 223,82 por habitante ao ano, no Acre o investimento anual não passa de R$ 53,63 por pessoa. Isso impacta diretamente os índices de atendimento: nas cidades regulares, 83% têm água encanada, contra 63,8% nas irregulares; na coleta de esgoto, a diferença é ainda maior, 58% contra 27,3%.

[AC24HORAS]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula critica decisão do Congresso de não taxar mais ricos, bets e fint

Redacao

MPAC apura denúncia de invasão de PMs à casa de idosa

Jamile Romano

Governo publica decreto que estabelece jornada de trabalho dos órgãos administrativos

Jamile Romano

Bocalom entrega obra que leva água a locais antes desabastecidos no Bairro Calafate

Marcio Nunes

Governo do Acre leva Programa Saúde na Floresta aos moradores da Unidade de Conservação, do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório

Raimundo Souza

Governo do Acre amplia travessias e disponibiliza balsa no Rio Caeté, na BR-364

Marcio Nunes