25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Mais da metade da população do Acre vive em municípios com saneamento irregular

Cinco anos depois da aprovação do Marco Legal do Saneamento, o Acre ainda enfrenta graves desafios na área. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, 56% da população acreana reside em cidades com contratos irregulares para a prestação de serviços básicos de água e esgoto. Segundo o levantamento, o Acre conta com 21 contratos irregulares.

O cenário coloca o estado entre os que apresentam maiores dificuldades para avançar rumo às metas nacionais, que preveem até 2033 o abastecimento de água para 99% da população e coleta de esgoto para 90%.

O estudo mostra que municípios com contratos irregulares são justamente os que menos investem no setor: enquanto a média nacional exigida seria de R$ 223,82 por habitante ao ano, no Acre o investimento anual não passa de R$ 53,63 por pessoa. Isso impacta diretamente os índices de atendimento: nas cidades regulares, 83% têm água encanada, contra 63,8% nas irregulares; na coleta de esgoto, a diferença é ainda maior, 58% contra 27,3%.

[AC24HORAS]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gusttavo Lima e Jorge & Mateus lideram procura por ingressos na Expoacre 2025

Jamile Romano

Tema da redação do Enem é sobre ‘perspectivas do envelhecimento’ no Brasil

Raimundo Souza

Querem punir “tentativa da tentativa” de golpe, diz defesa

Kevin Souza

Reparo no sistema de abastecimento de água da estrada do bairro São Francisco é realizado sem interrupção no abastecimento

Marcio Nunes

Eduardo Ribeiro destaca parceria entre Executivo e Legislativo na abertura do Ano Legislativo

Jamile Romano

Saúde Itinerante Terrestre: Prefeitura de Rio Branco dá inicio a ações para levar serviços essenciais à zona rural

Marcio Nunes