23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre implanta Núcleo de Atenção à Pessoa com Doença Rara no estado

Publicado em 28/02/2024

Visando instituir e seguir as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, conforme a portaria nº 199 do Ministério da Saúde (MS), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) acaba de implantar o Núcleo de Atenção à Pessoa com Doença Rara.

Incorporado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesacre, o núcleo passou a ser um ponto de referência no âmbito da política administrativa de assistência à pessoa com doença rara no estado. Um ato simbólico de sua implantação foi realizado, na última semana, com pacientes e familiares no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Rio Branco.

“Nós já dispomos de serviços voltados para a assistência em saúde de pessoas com doenças raras no Acre. Com criação do Núcleo, poderemos habilitar o serviço e ampliar a oferta em nossa Rede de Saúde. Os pacientes que participaram dessa ação representam todos os pacientes com doença rara em nosso estado, criando uma representatividade”, disse Luciana Souza, chefe do Núcleo do Atenção à Pessoa com Doença Rara.

29 de fevereiro – Dia das Doenças Raras

O Dia das Doenças Raras é observado todos os anos, desde 2008, em 28 de fevereiro, ou no dia 29, em anos bissextos. O objetivo é aumentar a conscientização e gerar mudanças para as 300 milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com uma doença rara, suas famílias e cuidadores.

No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas sejam afetadas por doenças raras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença rara é a que atinge menos de 65 pessoas em cada grupo de cem mil, ou seja, 1,3 pessoas para cada dois mil indivíduos. São degenerativas, crônicas, progressivas e incapacitantes.

Anualmente, a campanha pretende ser um ponto focal para que o trabalho em defesa dos raros progrida nos níveis local, nacional e internacional, focado na conquista da equidade em oportunidades sociais, saúde e acesso a diagnósticos e terapias para pessoas que vivem com doenças raras.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre realiza a entrega de 18 novos leitos de UTI no Into para reforço no atendimento à população

Jamile Romano

Secretaria da Mulher realiza ação educativa no Arraial Cultural e alcança mais de 400 pessoas

Jamile Romano

Polícia apreende em Mato Grosso do Sul menor envolvido em crime Bárbaro no bairro Taquarí

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove programação especial para a Semana da Água

Marcio Nunes

Plácido de Castro celebra 48 anos de história!

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis defende senso para pessoas com deficiência como política de inclusão e garantias

Raimundo Souza